Fotógrafas Brasileiras no Festival Internacional Paraty em Foco

O Movimento Fotógrafas Brasileiras leva, para o Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, a exposição e a projeção Primeira Pessoa do Singular, que acontecerão na Casa de Cultura e na Tenda de Projeções do festival. O trabalho inédito na história da fotografia brasileira é composto por 151 autorretratos de fotógrafas de 15 estados do Brasil, tanto renomadas como ainda desconhecidas do grande público, de várias gerações e campos da fotografia.

São muitas representações que vão desde o autorretrato clássico até o selfie contemporâneo feito com smartphone. Várias estratégias foram utilizadas pelas fotógrafas para a apreensão da autoimagem, como a fotografia da sua própria sombra, do reflexo no espelho, o uso do disparador automático, do timer, entre outros recursos da linguagem fotográfica.

A obra coletiva é fruto da concepção pessoal que cada autora tem de si mesma, da qual deriva a consciência da identidade e do papel social tanto da própria fotógrafa como do grupo. Elas unem suas forças e dão visibilidade às imagens coletivamente, o trabalho é inclusivo e revela a diversidade de olhares das fotógrafas brasileiras.

Além da projeção e da exposição, o Movimento Fotógrafas Brasileiras participará da grade oficial do festival com uma mesa e também fará uma ocupação plástico-poética-fotográfica, chamada Jardim de Fotos, que consiste em plantar fotografias no espaço público da cidade, 230 fotografias, de 79 fotógrafas de todo país, na Praça da Matriz.

Serviço:

● Exposição Primeira Pessoa do Singular ficará de 13 a 17 de setembro, de quarta-feira a domingo, na Casa da Cultura, sede das principais atividades do PEF, situada na Rua Dona Geralda, 157.
● Mesa Fotógrafas Brasileiras com Wania Corredo, Milla Dantas e Simone Marinho, 14 de setembro, quinta-feira, às 15h, na Casa da Cultura, Rua Dona Geralda, 157.
● Projeção Primeira Pessoa do Singular, dia 14 de setembro, quinta-feira, a partir das 21h, na Tenda do PEF, Praça da Matriz.
● Jardim Fotográfico será realizado dia 15 de setembro, na sexta-feira, a partir das 11h30, na Praça da Matriz.

Sobre o Fotógrafas Brasileiras

O movimento iniciou em 6 de novembro de 2016 quando 138 fotógrafas se reuniram na escadaria do Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, para fazer uma foto histórica. Hoje, ele é formado por mais de 1600 fotógrafas brasileiras que se unem em busca da troca de conhecimento e reconhecimento do seu espaço, usando o diálogo e a criação. Tem como missão promover o resgate da sua própria história, dando visibilidade às suas imagens.

Assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *