Fumcult leva cortejo artístico e música instrumental para feiras e pontos de ônibus em homenagem a Macapá


A Prefeitura Municipal de Macapá iniciou o processo de promoção de um novo conceito de democratização da cultura, pautada na transformação de espaços comuns e urbanos, em inesperados pontos de manifestação artística. Foi assim nesta quinta-feira, 31, quando transeuntes em paradas de ônibus, praças e feiras da capital, foram surpreendidos com apresentações de palhaços, recitadores de poesias, música instrumental, estátuas vivas, pernas-de-pau, bonecos.

A iniciativa partiu da Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) que elaborou extensa programação de aniversário dos 255 de Macapá e resolveu presentear os moradores com uma quebra de rotina urbana, cheia de arte. Nove espaços foram tomados pelas expressões artísticas, entre os quais, as feiras do produtor dos bairros Pacoval e Buritizal, onde o fluxo de pessoas era grande e o encanto delas, visível.

Com o slogan de aniversário “Macapá, nós vamos cuida de você”, as ações de toda a programação foram pensadas de forma a transformar as ruas e logradouros públicos em espaços de convívio humano, de troca de experiências e saberes, e ainda garantir o entretenimento da população, mostrando que Cultura também faz parte das necessidades básicas do ser humano.

Impressões da população

As intervenções artísticas nesses espaços fizeram a espera pelo ônibus ficar menos cansativa e bem mais proveitosa. Trabalhadores que haviam acabado de largar o serviço e voltavam para suas casas, por exemplo, agradeceram por dar de cara com as apresentações.

Assim declarou a professora Marcela Maléamà Sfair, na parada de ônibus na Rua São José, no centro. “Achei inusitado, diferente, música de ótima qualidade onde não esperava ouvir, gostei muito”.

O vendedor de tapioca João Rodrigues, na mesma parada que Marcela, também aprovou. “Não estava entendendo nada, foi uma surpresa, mas estou gostando muito!”.

No outro extremo da cidade, na Feira do Produtor do Buritizal, o pedreiro Hilário Barros se mostrou encantado. “O cortejo é lindo, muito importante para aqueles, que como eu, não têm a oportunidade de ir a eventos artísticos”.

Atento a apresentação, o comerciante no bairro Santa Inês, José Everaldo, falou da inovação e do bom exemplo para a juventude. “Esta sem dúvida é a grande novidade do aniversário de Macapá. Além de disponibilizar música de graça para a população, é um bom exemplo para os jovens que desejam se tornar músicos”.

O também professor Paulo Gurgel acompanhou a toda a apresentação do cantor Lolito do Bandolim, na praça do Buritizal, e fez questão de destacar: “A programação está belíssima. Anteriormente, ficávamos restritos a Praça Veiga Cabral e Confraria Tucuju. Agora, toda a população pode se deleitar com atrações artísticas em vários pontos de Macapá. A iniciativa que está de parabéns”.

255 anos de Macapá

As comemorações aos 255 anos de Macapá estão recheadas de atrações, que tiveram início dia 26 de janeiro e só terminam dia 4 de fevereiro, data de aniversário da cidade.

A programação de aniversário de Macapá é uma realização da Confraria Tucuju, com apoio da Prefeitura de Macapá e do Governo do Estado. Na comemoração do dia 4, que consta de missa, encontro de bandeiras do Marabaixo, corte do bolo, feijoada e shows de artistas locais, o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura, repassou a Confraria R$ 122.280,00, para a realização da festa.

Carol Pessoa – Asscom Fumcult

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *