Funarte promove a oficina ‘Direção Artística para Circo-Teatro’, em Macapá (AP)


De 1 a 6 de abril, terça a domingo, das 18h às 21h30, o diretor e produtor cultural Claudio Silva vai ministrar a oficinaDireção Artística para Circo-Teatro, na sede do Conselho Estadual de Cultura do Amapá, em Macapá (AP). A atividade terá 20 horas de duração, entrada gratuita e serão disponibilizadas 20 vagas para os interessados. A oficina tem o objetivo de prestar consultoria cênica a artistas, trupes, grupos, companhias e coletivos que trabalham com circo-teatro. A atividade faz parte do Programa de Formação e Capacitação em Artes Cênicas da Funarte e as inscrições podem ser feitas através do e-mail [email protected].

Durante a oficina, Claudio Silva pretende trocar conhecimentos e técnicas inerentes à encenação e a produção de espetáculos que evidenciem as linguagens circenses. O curso foca na atuação e no desenvolvimento da encenação cômica/cênica utilizando a dramaturgia integrada aos números de circo. A ideia principal é compartilhar técnicas que enfatizem a ampliação e o melhoramento de futuros espetáculos criados pelos participantes.

Saiba mais sobre o ministrante

Claudio Augusto Lobo da Silva é ator, diretor e produtor cultural. Graduado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Amapá – Unifap, participou de oficinas e cursos, entre eles Oficina de Direção e Dramaturgia com Odille Pedro Leal, na França; Formação Artística Teatral com Álvaro Braga; Teatro Módulo Corpo com Amadeu Lobato; Direção Teatral Para Leitura Dramática com André Paes Lemme; A Nobre Arte do Palhaço com Márcio Líbar, Oficina de Técnicas Circenses com Gabriel Halla e Romina Vallogia, dentre outros.

Como ator atuou em espetáculos como Repiquete, de Francisco Carlos, pelo Grupo Zen de Teatro; Eternamente Apaixonados, pelo Clube de Atores do Teatro das Bacabeiras; Rindo à Gosto, pela Cia. Fazendo Arte; O Pagador de Promessas, de Dias Gomes, pela Companhia Teatro de Arena; Açaidéia, de Daniel de Rocha, pelo Grupo Teatral Marco Zero; Macapá pra te Viver, pela Federação Amapaense de Teatro; e O Quebra-Nozes (Ballet Clássico), pela Cia. Studio Rose, dentre outros. Também fez a produção de projetos premiados, como: Descoberta e Formação de Novos Valores, contemplado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2006; Orixás, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2007; Centro de Experimentação Artística Ói Nóiz Akí, vencedor do Prêmio Agente Jovem de Cultura do MinC 2011, dentre outros. No Festival Amapaense de Teatro – Sated (AP) foi premiado com o ‘Melhor Espetáculo’ e ‘Melhor Cenário’ em A Chegada de Marculino no Purgatório. Também exerce, entre outras funções, a de coordenador de Assuntos Culturais da Federação Amapaense de Teatro – FATE e coordenador de Assuntos para a Juventude do Sindicato dos Artístas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Amapá-SATED.

SERVIÇO:

Oficina Direção Artística para Circo-Teatro, com Claudio Silva
Esta atividade faz parte do Programa de Formação e Capacitação em Artes Cênicas da Funarte

Período: De 1 a 6 de abril, terça a domingo, das 18h às 21h30
Local: Sede do Conselho Estadual de Cultura do Amapá (AP) – Avenida Cora de Carvalho, 1842, Centro – Macapá, Amapá (AP)
Carga horária: 20 horas
Vagas: 20
Inscrições gratuitas pelo e-mail [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *