• oi gostaria de saber como conseguir fotos e documentos sobre a historia e seu surgimento no amapá

    • “A modalidade é praticada há muito tempo no Amapá, mas foi em 2007 que o chamado futlama se consolidou com a criação da Federação Amapaense. A modalidade é uma adaptação do futebol tradicional. A única diferença é que ao invés de campos e arenas os jogadores utilizam a lama. Cada time é formado por 8 pessoas, e as regras são as mesmas do futsal. Apenas o escanteio é diferente, pois pode ser cobrado tanto com os pés quanto com as mãos.

      Segundo o presidente da Federação, Mário Frota, o futlama cresceu e conquista cada vez mais adeptos no Estado devido a falta de locais para jogar futebol de campo ou futsal.

      – Em Macapá são poucos espaço para praticar futsal. Em contrapartida, a orla aqui é grande e tem espaço para todo mundo.

      O campo é móvel e montado na hora do jogo. Ao término da partida, ele é desmontado para não poluir a natureza. Os melhores horários para a sua prática são na parte da manhã, ou então, no fim da tarde, pois depende da maré. Mário Frota conta que a prática do futlama é bem antiga no Amapá.

      – Antes mesmo de ter bola, as pessoas de gerações passadas utilizavam a aninga, uma planta aquática encontrada na beira do rio Amazonas e que servia como bola. Quem chegava logo pegava a aninga e começava a jogar” – Matéria do Globo Esporte Amapá, de 2013

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *