Gabinete Eletrônico: GEA e Tjap firmam acordo para dar mais agilidade à Justiça do Amapá


O governador Camilo Capiberibe assinou, juntamente com o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), desembargador Mário Gurtyev e o procurador-geral do Estado (PGE), Antônio Kléber, na sala de reunião do Tjap, um Termo de Cooperação entre Procuradoria Geral do Estado e Poder Judiciário do Amapá.

A parceria consiste no Gabinete Eletrônico, ferramenta do Sistema Tucujuris, que permitirá aos procuradores do Estado efetuar peticionamento eletrônico na Justiça do Amapá, via internet, inclusive nos processos em andamento no interior do Estado, o que economiza tempo e dinheiro para os cofres públicos.

Conforme o presidente do Tjap, o Sistema Tucujuris tem como objetivo promover o envio e a recepção de petições iniciais e incidentes, oriundas da PGE e dirigidas às demandas que tramitam nas unidades judiciais de 1º grau da Justiça do Amapá. O desembargador Mário Gurtyev explicou que a medida beneficiará tanto o Tribunal de Justiça, quanto a Procuradoria Geral do Estado, por conta da celeridade nos processos que a medida promoverá.

Antônio Kléber ressaltou que a interligação da PGE ao Tjap evita que os procuradores se desloquem até os municípios do Estado e reduz custos com viagens como diárias, combustível, hospedagem e alimentação dos servidores. O procurador-geral enfatizou que a medida ajuda no processo de reestruturação estratégica e organizacional da Procuradoria Geral.

“A partir de agora, os procuradores receberão os processos via Sistema Tucujuris e remessa eletrônica, que culminará em diminuição de gastos, prazos e tempo”, frisou o titular da PGE.

O governador afirmou que o peticionamento, via internet, é um grande avanço para a Justiça do Amapá. “O fato de avançar nos trâmites processuais sem ter que manusear toda a papelada é um avanço. A agilidade que o Gabinete Eletrônico permite será fundamental para a melhoria das atividades da PGE e Tjap. Isso sem falarmos na economia do não deslocamento de procuradores ao interior do Estado. Reduz o custo, melhora a eficiência e aumenta a rapidez”, avaliou Camilo Capiberibe.

Agradecimento

Durante a solenidade, o presidente do Tjap agradeceu ao governador a doação de scanners, comprados por meio da Procuradoria Geral do Estado e doados a comarcas dos municípios de Oiapoque, Laranjal do Jari e Serra do Navio. Segundo o desembargador Mário Gurtyev, os equipamentos ajudarão nas atividades da Justiça no interior do Amapá.

Sistema Tucujuris

O Sistema Tucujuris é um software de fácil manutenção e alta produtividade, e foi desenvolvido pelo Departamento de Sistemas do Tribunal de Justiça do Amapá. O sistema consiste no envio de informações do trâmite processual de forma automática via e-mail.

Elton Tavares/Secom – Com informações da Assessoria de Comunicação do Tjap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *