Gabinete nas Escolas: em nova ação, Promotoria de Defesa da Educação visita Escola Estadual Antônio Munhoz

A Promotoria de Defesa da Educação (PJDE) do Ministério Público do Amapá (MP-AP) visitou, na manhã da última quinta-feira (11), a Escola Estadual Antônio Munhoz, localizada no Complexo Macapaba, Zona Norte de Macapá. A ação contou com a presença de gestores do educandário, pais, alunos e convidados representantes de instituições.

Assim como nas demais ações já desenvolvidas, o promotor de justiça, titular da PJDE, Roberto Alvares, organizou um ciclo de diálogo e apresentou a proposta da ação, que busca conhecer de perto os anseios e dificuldades das escolas da rede pública de ensino amapaense, da cidade de Macapá (estaduais e municipais). Para o promotor, “a ação tem um propósito fantástico, que se baseia em sair do espaço físico da Promotoria e atuar diretamente para melhorar a comunidade escolar e o sistema educacional”.

Alguns problemas foram detectados e pontuados durante a visita, tais como: depredação nas fechaduras das portas das salas de aula, bebedouros que não funcionam, falta de segurança no ambiente, alunos sem acesso à internet no Laboratório de Informática, carência de professores em língua estrangeira/inglês, educação física e geografia, além do cuidador e intérprete de libras na sala Atendimento Educacional Especializado.

Segundo afirmou o aluno do 6° ano, Vinícius Koga, “a escola tem uma boa estrutura física, mas precisamos de melhorias quanto aos bebedouros do segundo bloco que dificilmente tem água e necessitamos urgentemente de professor de educação física no turno da manhã, pois somos liberados mais cedo nos dias que teríamos aula desta disciplina”.

A representante da Secretaria de Educação do Estado (SEED/AP), Cleonice Lima, informou que já foi solicitado o docente e a escola receberá imediatamente uma resposta. “Já encaminhei o pedido para o setor responsável e acredito que até semana que vem, a escola receberá um professor de educação física”, afirmou Cleonice.

Os representantes da vigilância Sanitária relataram que durante a vistoria foram encontradas pequenas irregularidades e, por isso, foram realizadas orientações aos profissionais que manuseiam os alimentos para os alunos, como lavagem regular da pedra do filtro, limpeza regular de bebedouros, utilização de lixeiras com pedal, papel toalha nos banheiros e troca urgente do extintor de incêndio.

A diretora da escola, Ângela Coelho, ratificou os problemas atinentes à falta de segurança no educandário, ressaltando a necessidade de faixa de pedestre na frente da escola e pediu auxílio às instituições participantes para a solução destes problemas.

Engajamento

Este ano, as ações do “Gabinete nas Escolas” ocorrem duas vezes por semana, às segundas e quintas-feiras, sempre intercalando uma escola municipal e outra estadual, no intuito de reunir-se com instituições responsáveis pela educação no Município de Macapá e solucionar os problemas detectados.

“Ratificamos que o objetivo da ação é conhecer a realidade escolar do nosso Estado e contribuir, junto com os órgãos responsáveis pela educação, para melhorar as condições de quem frequenta este cenário”, concluiu o promotor de justiça.

Ação compartilhada

Para compartilhar a experiência e responsabilidade pela defesa da educação pública, a Promotoria convidou diversos órgãos. Na ação desta segunda, estiveram presentes os representantes das seguintes instituições: Secretaria de Estado de Educação (SEED/AP), Vigilância Sanitária do Município de Macapá (VISA/AP), Controladoria Geral do Estado (CGE), Ouvidoria Geral do Estado, Associação de Moradores Macapaba, Associação de Empreendedores do Conjunto Macapaba, Conselho de Alimentação Escolar (CAE).

Serviço:

Elton Tavares – Diretor de comunicação
Texto: Louise Dias
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Amapá
Contato: (96) 3198-1616
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *