Gabinete do senador Randolfe, prefeito Clécio e Absolar, alinham implantação de energia solar em Macapá

Com o objetivo de instalar parques de energia solar fotovoltaica na capital amapaense ,nesta quinta-feira (23), em um restaurante de Macapá, o prefeito da cidade, Clécio Luis (REDE-AP) reuniu-se com o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR), Rodrigo Lopes Sauaia, acompanhado da diretora da instituição, Ivonice Campos e com o coordenador técnico do Gabinete do senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), o economista Charles Chelala. Também presente o secretário municipal de governo, Jorge Pires.

O presidente da ABSOLAR veio de Brasília (DF) a convite do senador, que tem como prioridade de seu mandato a ampliação das fontes de energia renováveis no Amapá e no Brasil. Durante o encontro, o prefeito pediu apoio técnico da Instituição para implantar energia fotovoltaica em escolas, Unidade Básicas de Saúde (UBS’S) e Praças de Macapá.

O gestor solicitou também sugestões da entidade na elaboração do edital de licitação para a iluminação pública que a Prefeitura realizará, de forma a também utilizar essa modalidade energética. Além disso, Clécio pediu estudos de viabilidade para a construção de uma usina de energia solar, em uma área cedida pela PMM.

“Vamos buscar, com a ajuda do senador Randolfe, recursos para a execução desta medida. Seja com emendas parlamentares, captação de financiamento via Bancos Internacionais, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ou Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM). Com isso visamos ter energia de qualidade mais barata e sem causar dano ao meio ambiente”, salientou o prefeito de Macapá.

Contato e apoio do senador Randolfe

Na semana passada, em Brasília, os senadores Randolfe e Davi, o prefeito de Macapá e Ivonice conversaram sobre a parceria que visa soluções para viabilizar economia aos cofres públicos, além de ajudar na preservação do meio ambiente. A energia solar fotovoltaica reduz os gastos com o valor pago com energia, além de contribuir com a preservação do meio ambiente.

“A reunião foi extremamente produtiva e deve gerar muitos frutos. O Gabinete do senador se compromete em dar todo apoio para que a Prefeitura de Macapá consiga instalar, em parceria com a ABSOLAR, a energia fotovoltaica em logradouros públicos, escolas, UBS’s. Randolfe Rodrigues não medirá esforços para efetivar essa alternativa que substitui a energia poluente. Assim, ajudaremos pra que nossa maior cidade se torne um exemplo de energia renovável para os demais municípios do Brasil”, destacou Charles Chelala.

Sobre a ABSOLAR

Fundada em 2013, a ABSOLAR é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos que congrega empresas de toda a cadeia produtiva do setor fotovoltaico (FV) com operações no Brasil. A instituição coordena, representa e defende os interesses de seus associados quanto ao desenvolvimento do setor e do mercado de energia solar fotovoltaica no Brasil, promovendo e divulgando a utilização da energia solar fotovoltaica.

“Além de levantamento de custos, formulação do programa municipal de energia solar, assessoraremos os municípios para a efetivação da medida e execução do projeto”, frisou o presidente da ABSOLAR.

Elton Tavares
Assessoria de comunicação do senador Randolfe Rodrigues
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *