Galeria de artes em praça de Macapá é reaberta com exposição de 29 artistas plásticos

Galeria Trokkal, na Praça Veiga Cabral, em Macapá — Foto: Fumcult/Divulgação

Por Fabiana Figueiredo

A exposição coletiva “Nosso Lugar”, com obras de 29 artistas plásticos, vai ocupar a partir de terça-feira (8) a Galeria Trokkal, um espaço criado para as artes na Praça Veiga Cabral, no Centro de Macapá. A mostra das produções marca a reabertura da galeria, que estava fechada desde 2018.

Organizada pela Fundação Municipal de Cultura (Fumcult), a exposição reúne obras de artistas que têm alguma ligação com Macapá, cujos trabalhos possuem estilos e técnicas variadas. A programação está marcada para iniciar às 19h.

Foto: Senado Federal

“Nosso Lugar” já passou pela sede do Senado Federal, em Brasília, e agora chega a Macapá. Veja quais artistas participam da exposição:

Foto: Senado Federal

Cláudio Muniz, Rodrigo Cid, Coaracy Fonseca, Alinne Brito, Afrane Távora, Jeriel, Jorron, Joel Sousa, Wagner Ribeiro, Grimualdo Barbosa, Alesandra Vilhena, Ecenildo, Will Cruz, Mapige Gemaque, Silvia Marília, Miguel Arcanjo, Mário D’Souza, Beto Peixe, Dekko Matos, Marconi Silva, Ernandes Melo, Naty Muniz, Célio Souza, César Cabral, Josaphat, J. Marcio, Ralfe Braga, F. Damasceno e Egidio Gonçalves.

Galeria foi inaugurada em 2016, com a revitalização da praça — Foto: Jorge Abreu/Arquivo G1

Fechada para revitalização

A Galeria Trokkal foi inaugurada em 2016, com a entrega da revitalização da Praça Veiga Cabral. Um ano depois, em 2017, o espaço ficou fechado por quase metade do ano. Na época, a prefeitura alegou que não haviam projetos para uso da galeria. Uma chamada pública foi feita pela Fumcult para cadastrar iniciativas.

O espaço, que também já recebeu mostras fotográficas e de desenhos, reabre após receber pequenos reparos, como pintura, iluminação cênica e manutenção no sistema elétrico e de refrigeração.

Mestre Trokkal, considerado pioneiro das artes plásticas no Amapá, dá nome à galeria — Foto: PMM/Divulgação

Mestre Trokkal

A galeria homenageia Raimundo Hosana de Oliveira, conhecido como “Mestre Trokkal”, considerado pioneiro das artes plásticas no Amapá. Ele nasceu em 1937, em Icoaracy, no Pará, aprendeu a profissão ainda na infância, por influência do avô, que era professor de cerâmica.

Em 1965, Trokkal chegou a Macapá para trabalhar na Olaria Territorial. Foi um dos fundadores da Casa do Artesão, participou de festivais pelo país e até fora dele, e se aposentou trabalhando na Escola de Artes Cândido Portinari.

Trokkal foi homenageado dando nome à galeria ainda em vida. Ele faleceu aos 81 anos, no dia 5 de setembro de 2018.

Serviço:

Exposição coletiva “Nosso Lugar”
Dia: 8 de outubro (terça-feira)
Hora: a partir das 19h
Local: Galeria Trokkal (na Praça Veiga Cabral, ao lado do Teatro das Bacabeiras)
Entrada gratuita

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *