GEA apoia movimento “Eu Quero Uma Ciclovia”

Foto do I Passeio Ciclístico – 2010.
A primeira dama do Amapá, Cláudia Camargo Capiberibe, reuniu-se, nesta quinta-feira, 15, no Palácio do Setentrião, com o coordenador do movimento “Eu Quero Uma Ciclovia”, Henrique Gomes, secretários e técnicos de órgãos estaduais. O encontro definiu ações das instituições governamentais para apoiar e disseminar o debate sobre a importância da segurança na mobilidade urbana e a criação de vias adequadas para o transporte de ciclistas amapaenses.

De acordo com Henrique Gomes, o Eu Quero Uma Ciclovia é idealizado inteiramente pela sociedade civil, que se organizou e fundou o movimento há alguns anos. Mas o coordenador afirmou que o movimento só ganhou força em 2010, quando foi realizado o I Passeio Ciclístico Eu Quero Uma Ciclovia.

Seminário

Um dos encaminhamentos da reunião foi a realização, no próximo dia 22 de setembro, às 9h, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, sobre a Mobilidade Urbana. A data também celebra “O Dia Mundial Sem Carro”, que objetiva a reflexão sobre a saúde e o meio ambiente. O encontro será coordenado pelo movimento Eu quero uma Ciclovia, com o apoio do Governo do Amapá.

No evento, o movimento apresentará propostas e sugestões aos órgãos ligados ao trânsito local, como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AP) e Empresa Municipal de Transportes Urbanos (EMTU) para a melhoria da segurança dos ciclistas de Macapá.

Além do Detran e EMTU, as outras entidades que participarão do debate com o movimento Eu Quero Uma Ciclovia participantes do Seminário estarão a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); Secretaria de Estado da Juventude (Sejuv); Secretaria de Estado da Comunicação (Secom); Secretaria de Estado do Transportes (Setrap); Secretaria de Estado do Turismo (Setur); Federação de Ciclismo do Amapá; imprensa e sociedade civil.


II Passeio Ciclístico “Eu Quero Uma Ciclovia”

 
O movimento também receberá apoio do Governo do Amapá na realização do II Passeio Ciclístico “Eu Quero Uma Ciclovia”, que acontecerá no dia 24 de Setembro de 2011, às 16h. O objetivo da ação é chamar a atenção do poder público e da população para a necessidade da implantação de um sistema cicloviário na cidade de Macapá.

Segundo o coordenador Henrique Gomes, o passeio sairá do Monumento do Marco Zero do Equador e seguirá até o Parque do Forte. O Governo do Estado distribuirá água e camisetas aos participantes.

Henrique Gomes disse ainda que durante o passeio, serão arrecadadas assinaturas do abaixo assinado que reivindica mais ciclovias em Macapá.

Ciclovia

Uma ciclovia é um espaço especifico para a circulação de pessoas utilizando bicicletas. Há vários tipos de ciclovia, dependendo do local e do tráfego de automóveis. O coordenador do movimento afirmou que a via faz parte do direito de ir e vir. Além de atender a uma demanda global, que garante ao meio ambiente uma forma de transporte limpa e saudável.

Henrique Gomes ressaltou que a criação da Ciclovia está embasada na Lei Nº. 1247, de 22 de julho de 2008, de autoria do então deputado estadual e atual governador do Amapá, Camilo Capiberibe. Segundo ele, a norma jurídica assegura o espaço ao cidadão.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *