GEA assina Protocolo de Intenções para capacitação de mão de obra feminina


O governador Camilo Capiberibe assinou nesta quinta-feira, 8, no Palácio do Setentrião, com a diretora do Conselho da Federação da Indústria do Estado do Amapá (Fieap), a deputada estadual Telma Gurgel, e com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amapá (Sinduscon/AP), Roberto Souza, um Protocolo de Intenções para a capacitação de 100 mulheres para atuarem na construção civil do Estado.

A medida parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher do Governo do Amapá. A ação será executada pela Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), por intermédio da política pública de inclusão produtiva. De acordo com a titular da SIMS, Eloiana Cambraia, a Fieap capacitará às mulheres formação totalmente custeada pelo Estado e o Sinduscon irá inseri-las no mercado de trabalho.

Para o presidente do Sinduscon, a iniciativa do governo foi muito bem-vinda. Ele enfatizou que a mão de obra feminina, de acordo com levantamentos Brasil afora, é mais apropriada para executar serviço de acabamento de obras. Roberto Souza disse ainda que o cenário da construção civil no Amapá, tanto privado, quanto público, necessitava do aumento de mão de obra qualificada.

O governador ressaltou que o Protocolo de Intenções atende a demanda do mercado, já que o governo do Estado lançou várias obras na capital e no interior do Amapá. Camilo Capiberibe destacou que o setor imobiliário também está em crescimento e precisa de mão de obra qualificada.

“A iniciativa privada está fazendo sua parte, já que cresce os empreendimentos no setor imobiliário. Lançamos a construção de dois programas habitacionais, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), nos bairros Congós e Aturiá. Todas essas obras necessitam de mão de obra qualificada”, analisou o governador.

“Portanto, com este protocolo, cumprimos nosso papel social de inclusão produtiva, pois capacitamos nossas mulheres para trabalharem na construção civil, geramos empregos, aquecemos a economia e atendemos a demanda do setor no Amapá”, pontuou Camilo Capiberibe.

O governador destacou que, por conta de ações como essa parceria com a iniciativa privada, o Amapá fechou o ano de 2011 e permaneceu até fevereiro de 2012 no topo da lista dos estados com melhor saldo positivo proporcional na geração de empregos com carteira assinada, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Participaram da cerimônia a primeira-dama do Estado, Cláudia Camargo Capiberibe, o deputado federal Vinícius Gurgel, o representante dos empreendedores da construção civil, empresário Eduardo Corrêa, membros de associações de classe, imprensa e sociedade civil.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *