GEA entrega projeto de implantação da ZPE no Estado à representante do governo federal


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu nesta terça-feira, 13, no Palácio do Setentrião, o secretário executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CNZPE), do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio (Mdic), Gustavo Sabóia Fontenele. Durante o encontro, que contou com a presença do titular da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Mineração (Seicom), José Reinaldo Picanço, foi entregue ao representante do Mdic o projeto de implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) no Amapá.

Conforme José Reinaldo, a ZPE é um distrito industrial alfandegado que destina a maior parte de sua produção para o exterior. As empresas instaladas nela recebem incentivos fiscais, pois, segundo ele, as zonas são aparelhos importantes de desenvolvimento. O titular da Seicom explicou também que o Estado já trabalha na titulação de uma área, com 90 hectares, para a implantação da ZPE.

O governador explicou ao secretário executivo que está investindo em infraestrutura e no setor produtivo amapaense, e que a ZPE é mais que uma alternativa para o desenvolvimento do Estado, uma meta de sua gestão. Camilo Capiberibe destacou que o Amapá possui grande potencial, além do porto no município de Santana, que possui localização estratégica, mas precisa de política de incentivo do governo federal.

O secretário executivo do Mdic explicou que o projeto passará por uma análise, como manda o procedimento padrão do CNZPE, para constatar a viabilidade da ação. Segundo ele, além de vontade, para a implantação de uma Zona de Processamento é preciso investimento. Gustavo Fontenele elogiou o empenho do governador e sua equipe para que ZPE no Amapá se torne uma realidade.

“A Zona de Processamento de Exportação incide na comercialização do que é fabricado no Amapá para outros estados, mas somente com matéria-prima local. O empenho do governador e sua equipe para a implantação da ZPE é fundamental. Parabenizo Camilo Capiberibe e sua equipe pela análise sóbria e coerente sobre o desafio que é a constituição de uma ZPE”, ponderou Gustavo Fontenele.

Compromisso

Ao final da reunião, o governador garantiu que dará todo o suporte necessário para a implantação da Zona de Processamento de Exportação no Amapá. “Não podemos apenas ter potencial, queremos empregos reais, desenvolvimento do Estado em benefício da população. Trabalharemos para concretizar a ZPE no Amapá”, frisou o governador.

Palestra sobre ZPE´s

Nesta quarta-feira, 14, Gustavo Fontenele palestrará em um seminário do Amazontech 2012 sobre ZPE´s. O evento ocorrerá no Complexo Meio do Mundo, composto pelo Monumento Marco Zero do Equador, Escola Sambódromo de Artes Populares e a Cidade do Samba. O objetivo é esclarecer empresários sobre o tema e buscar parceiros para integrar a futura ZPE do Amapá.

O Amazontech

O Amazontech é uma realização do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Governo do Estado do Amapá (GEA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Universidade Federal do Amapá (Unifap), com apoio da CAIXA e Sudam. O evento é uma espécie de feira de tecnologia, que visa promover a cultura da informação, difusão e transferência de conhecimentos tecnológicos para a sustentabilidade amazônica.

Elton Tavares/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *