GEA reúne secretários para planejar Festa de São Tiago

                                                                        Foto: Antônio Sena.
 
O chefe de Gabinete Civil do Governo do Amapá, Kelson Vaz, reuniu-se, nesta quinta-feira, 9, no Palácio do Setentrião, com secretariados de Estado, presidente da Associação Cultural da Festa de São Tiago, André Silva, representante da comunidade católica do município de Mazagão, Alacide Silva e com o coordenador da Festa de São Tiago, Artur Mendes. O encontro debateu ações governamentais para a referida festividade, que ocorrerá de 16 a 28 de julho de 2011, na Vila de Mazagão Velho.

Durante a reunião foi apresentado um projeto, elaborado pelo povo da cidade, em conjunto com a Secretaria de Estado da Cultura (Secult). De acordo com o coordenador da Festa de São Tiago, a participação da comunidade é fundamental para o sucesso da festa.

“A comunidade de Mazagão formulou este projeto. Sou filho de Mazagão Velho e sei da importância dessa manifestação religiosa para o nosso povo. Nos últimos oito anos, o festejo foi realizado sem que os moradores de nossa cidade pudessem opinar. O envolvimento do cidadão mazaganense demonstra o respeito do governador Camilo Capiberibe com a tradição, cultura e fé do nosso povo”, enfatizou Artur Mendes.

Para o titular da Secult, Zé Miguel, a Festa de São Tiago é a maior manifestação cultural do Amapá. O secretário defendeu a proposta da festa ser planejada para competir com o Festival do Camarão, realizado na cidade de Afuá (PA), no mesmo período do festejo em Mazagão.

Entre as sugestões apresentadas pelos gestores e representantes da comunidade de Mazagão estão: a melhoria da estrada que dá acesso ao Mazagão Velho; a mobilização de comunidades negras do Estado para participarem da Festa de São Tiago; reforço do policiamento no município; e a balsa do rio Matapi.

Encaminhamentos

Ao final da reunião, o chefe do Gabinete Civil determinou como encaminhamentos a criação de uma comissão formada por membros dos órgãos governamentais envolvidos nas ações da festividade; o estudo setorial das propostas apresentadas no encontro; e a manutenção das estradas por parte da Secretaria de Estado de Transporte (Setrap).

“O governo do Estado utilizará recursos para realizarmos uma grande Festa de São Tiago, além de ações e serviços dos órgãos governamentais. Nosso objetivo é apoiar as manifestações religiosas e culturais, para que os festejos trazem benefícios à comunidade. É o poder público se fazendo presente e trabalhando em conjunto com a sociedade civil”, enfatizou Kelson Vaz.

                                                                       Foto: Antônio Sena.

Preparação da comunidade por meio do CapaciTour

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) realizou, no período de 18 a 19 de maio de 2011, em Mazagão, o CapaciTour. A ação qualificou os habitantes da cidade através de cursos, sensibilizando as comunidades locais sobre o papel do turismo como indutor do desenvolvimento econômico e gerador de novas oportunidades de trabalho e emprego. Ao todo, 40 moradores receberam as orientações dos técnicos da Setur.

História da Festa

O Mazagão Velho, situado a 36 km da sede do município de Mazagão, foi fundado em 1770 com o objetivo de abrigar 163 famílias portuguesas vindas da costa africana, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses e muçulmanos. Os colonos e seus escravos chegaram ao local em 1771.

Em 1777, em homenagem a São Tiago, os habitantes da cidade começaram a encenar as batalhas que cristãos e muçulmanos travaram no Continente Negro. A festa se baseia em uma lenda, que conta a aparição de São Tiago como um anônimo soldado que lutou heroicamente contra os mouros. O festejo atrai turistas e movimenta o comércio local. A Festa de São Tiago é a maior manifestação cultural e de fé de Mazagão. Em 2011, a manifestação religiosa completará 234 anos de tradição.

Próximo encontro

A próxima reunião sobre a festividade acontecerá na próxima terça-feira, 14, em Mazagão. No encontro, Kelson Vaz, acompanhado da comissão, conversará com o prefeito da cidade, José Carlos Corrêa, a fim de acertar os detalhes da participação do Estado no evento.

“Em Mazagão, definiremos quais as ações e metas que serão atribuídas a governo do Estado para a realização da Festa de São Tiago”, disse Kelson Vaz.

Secretarias envolvidas

Além do chefe de Gabinete e do secretário de Cultura, participaram da reunião os titulares da Setrap, Sérgio La-Roque, do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Max Ataliba Pires, Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Jacinta Carvalho e o comandante da Polícia Militar do Amapá (PM/AP), Pedro Paulo Rezende.

Também estavam presentes o diretor presidente da Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), José Ramalho, o representante da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Túlio Balieiro, a titular da Setur, Helena Colares, da Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Sivaldo da Silva, da Secretaria Extraordinária de Políticas para Afrodescendentes (Seafro), Marilda Leite Pereira.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *