Governador Camilo Capiberibe empossa membros do Conselho Estadual de Cultura


Os novos membros do Conselho Estadual de Cultura (Consec) foram empossados nesta quinta-feira, 11, pelo governador Camilo Capiberibe. Assumiram suas cadeiras 15 conselheiros que têm a missão de, juntos com a Secretaria de Cultura do Estado (Secult), planejar políticas culturais e discutir e encaminhar as demandas de cada segmento.

A posse foi considerada de extrema importância para o governo do Estado e movimentos culturais. “O Conselho é formado por pessoas respaldadas e, a partir de agora, vamos colocar em prática um modelo de cultura democrática”, enfatizou o poeta e escritor Ricardo Pontes.

Organizado paritariamente, o Conselho é formado por 16 conselheiros, 12 titulares e 4 membros, divididos entre os eleitos pela sociedade civil e os indicados pelo Poder Público. A posse foi dada a 15 conselheiros para o biênio 2012/2014, um a menos, por causa do impasse relacionado ao representante titular da cadeira do segmento Cultura Popular e Afrodescendente, indicado pela sociedade civil. O procurador geral do Estado, Antônio Kleber, considerou que os conselheiros deveriam tomar seus lugares por ser de interesse da sociedade e do Poder Público.

“Os conselheiros deveriam estar trabalhando as políticas do setor há mais tempo, estamos atrasados, mas agora, a Secult e o Conselho começam a discutir as necessidades de cada segmento”, pontuou o secretário de Cultura, José Miguel. Ele afirmou acreditar que o nível de interesse dos debates será mais elevado, pelo compromisso que cada conselheiro tem com seu segmento, e que a relação com a Secult vai possibilitar a realização de projetos que valorizam e propagam a cultura amapaense.

De acordo com José Miguel, uma das inovações dessa gestão é a oportunidade de acessar recursos públicos através de editais, o que evita o apadrinhamento, a finalização do Plano Estadual de Cultura e a busca pela adesão e envolvimento de todos os municípios amapaenses. Afirmou o secretário que o primeiro edital a ser lançado é o da literatura, ainda este ano, e, a partir de 2013, os demais serão abertos para interessados de todas as áreas culturais do Estado.

“O Conselho é de importância vital para a seriedade das discussões sobre cultura, os membros são a voz de cada segmento e dão suporte para que as políticas sejam implantadas. Quanto mais organizado for o setor, mais chances tem de receber recursos, e os editais serão os maiores instrumentos, mas que dependem da organização e interesse de cada representante. A verba destinada para a cultura deve ser para quem produz cultura, democraticamente, desde que atendam os editais”, declarou o governador Camilo Capiberibe, ressaltando que, a partir de agora, a Secult vai dar mais apoio para projetos culturais e fazer uma análise sobre o volume de eventos organizados e patrocinados.

Conselheiros empossados:

Agesandro Dias do Rêgo – Dança (Poder Público/Titular)

Agostinho Josaphat Barbosa – Artes Visuais (Sociedade Civil/Titular)

Augusto Pessoa do Rego Lobo – Audiovisual (Sociedade Civil/Suplente)

Ângelo Alberino da Costa Queiroz – Música (Sociedade Civil/Titular)

Ana Conceição Hutma Vidigal Guimarães – Audiovisual (Sociedade Civil/Suplente)

Antônio Augusto Simões Neto – Artesanato (Sociedade Civil/Suplente)

Carla Patrícia Ribeiro Nobre – Literatura (Poder Público/Titular)

Cláudio Augusto Lobo da Silva – Teatro (Sociedade Civil/Titular)

Jansen Rafael da Silva – Artes Visuais (Poder Público/Titular)

Otoniel Ramos Cruz – Música (Poder Público/Titular)

Ricardo Augusto dos Santos Pontes – Literatura (Sociedade Civil/Titular)

Rosângela do Socorro Ramos – Cultura Popular e Afrodescendentes (Poder Público/Suplente)

Edivaldo Pinto Videira – Dança (Sociedade Civil/Titular)

Aguinaldo José Gomes de Melo – Teatro (Sociedade Civil/Titular)

Ana Cláudia Penafort – Artesanato (Poder Público/Suplente)

Mariléia Maciel/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *