Governador Camilo Capiberibe lança pedra fundamental do Memorial Janary Gentil Nunes


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, lançou nesta sexta-feira, 1º de junho, no distrito de Fazendinha, a pedra fundamental do Memorial Janary Gentil Nunes, estadista que governou o então Território Federal do Amapá de janeiro de 1944 a fevereiro de 1956 e, se estivesse vivo, faria 100 anos hoje. O espaço será construído em Fazendinha, em um terreno cedido pelo governo do Estado. A ação visa preservar e resgatar a história do Amapá.

De acordo com a diretora da Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Ivana Antunes. O local também contará com biblioteca pública estadual, playground, museu, área de cultura, praça de alimentação, auditório para eventos. Ela disse ainda que, além de cultura, o complexo promoverá lazer à comunidade de Fazendinha.

Ivana Antunes elucidou que, ao todo, os serviços custarão R$ 10 milhões, entre recursos provenientes de emendas parlamentares e verba do Estado. A previsão é que a obra inicie no segundo semestre deste ano.


Guairacá Nunes, filho do ex-governador, agradeceu a iniciativa do governador Camilo Capiberibe. Segundo ele, a história de seu pai merece ser resgatada e o memorial é fundamental para isso.

“Minha família está muito feliz e agradecida ao governador por essa iniciativa. Esse memorial será um resgate histórico muito importante, pois Janary Nunes foi o primeiro governador do Território Federal do Amapá. É uma honra muito grande para a nossa família”, destacou Guairacá Nunes.

Para o governador Camilo, Janary precisa ser devidamente reconhecido por tudo que fez pelo Amapá. Camilo Capiberibe ressaltou que a celebração da data não é somente o resgate da história do ex-governador, mas do Amapá. Ele disse ainda que o distrito de Fazendinha foi escolhido por conta do apreço do ex-governador pela localidade.


“Não poderíamos deixar essa data passar despercebida. Esse Memorial irá enriquecer o distrito de Fazendinha e beneficiar milhares de cidadãos que aqui residem. Janary Nunes é parte da história do Amapá e um exemplo para todos nós. Este reconhecimento é um dever do Estado. Trabalharemos para resgatar e preservar a memória do ex-governador”, afirmou Camilo Capiberibe.

A solenidade contou com a presença da primeira-dama do Amapá, Cláudia Camargo Capiberibe, da deputada estadual Cristina Almeida, do vereador de Macapá Clécio Luís, da viúva de Janary Nunes, Alice Nunes, acompanhada de seus filhos, secretários de Estado, imprensa e sociedade civil.

Fortalecimento da cultura e resgate histórico

A diretora da Adap também anunciou que será construído, na zona Norte de Macapá, o Arquivo Estadual. Ivana Antunes garantiu que a obra será lançada este ano. Além disso, ela também enfatizou que os serviços de construção do Museu da Imagem e do Som (MIS) e reforma da sala de cinema da Escola Barão do Rio Branco serão executados pelo Governo Estadual. As ações são fruto de projetos da Agência de Desenvolvimento do Amapá.

Elton Tavares/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *