Governador Camilo Capiberibe prestigia 30 anos da Embrapa/AP

Foto: Antônio Sena.

O governador Camilo Capiberibe prestigiou, nesta segunda-feira, 15, a solenidade em comemoração aos 30 anos de atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária do Estado (Embrapa/AP) no Estado. O evento foi realizado no auditório da instituição, que conta com pesquisadores capacitados que desenvolvem projetos científicos no setor produtivo do Amapá, gerando ciência e desenvolvimento.
  
A Embrapa foi criada em 1981, com o apoio do Governo do Amapá, ainda com a denominação Unidade de Execução de Pesquisa de Âmbito Territorial de Macapá (Uepat) e em 1991, transformada em Centro de Pesquisa Agroflorestal do Amapá (Cpaf-Amapá).
  
Segundo o chefe geral da Embrapa/AP, Silas Mochiutti, o órgão realiza projetos para o desenvolvimento do espaço rural do Amapá, ações para a melhoria do extrativismo vegetal e o uso correto da biodiversidade local, em benefício da sociedade.
  
Silas Mochiutti enfatizou que as ações desenvolvidas pela Embrapa recebem apoio de órgãos governamentais. São eles: o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap); Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa); Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado Amapá (Imap); Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).
  
“Estamos felizes por executar, há 30 anos, trabalhos positivos no setor produtivo, na área ambiental e social do Amapá. Ações como processamento de recursos naturais, agricultura, aquicultura, entre outros. Vale dizer que nosso sucesso no campo científico só é possível por conta da parceria e integração com órgãos governamentais”, afirmou Silas Mochiutti.
  
Na ocasião, o governador parabenizou os servidores da Empresa e ressaltou a importância da Embrapa no Estado. Camilo Capiberibe também destacou que dois dos gestores do primeiro escalão de sua equipe de Governo, o titular Setec, Antônio Cláudio e a diretora do IEF, Ana Euler, são oriundos da instituição.
  
“Parabenizo todos os servidores que compõem a família Embrapa, essa instituição com quem temos uma parceria muito estreita. Inclusive, temos dois competentes gestores que são técnicos da Empresa. Estamos aqui hoje não só para celebrar os 30 anos do órgão no Amapá, mas para reafirmar nosso compromisso de trabalhar junto com a Embrapa para o desenvolvimento do Amapá, seja ele rural, florestal ou sustentável“, disse o governador.


  
Homenagem  

Durante o evento, a Embrapa homenageou, com o “Diploma Prata da Casa”, cinco servidores do órgão. A honraria foi motivada pelos 30 anos de serviços prestados pelos funcionários à instituição.
  
Além do governador, do chefe geral da Embrapa, participaram da solenidade a diretora executiva da Embrapa nacional, Vânia Castiglion, o deputado federal Davi Alcolumbre, o reitor da Universidade Federal do Amapá (Unifap), José Tavares, a reitora da Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Maria Lúcia Teixeira Borges, os deputados estaduais Eider Pena e Cristina Almeida, secretários de Estado, servidores da Embrapa, imprensa e sociedade civil.
Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *