Governador Camilo Capiberibe recebe carta de apoio de jovens católicos do Amapá

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu nesta quarta-feira, 17, em frente ao Palácio do Setentrião, uma carta do coordenador da Pastoral da Juventude da Diocese de Macapá, Kássio Vilhena. A ação, que consiste em uma declaração de apoio ao governo estadual para a construção de uma sociedade justa e igualitária, fez parte da peregrinação da Cruz da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e o ícone de Maria, na capital amapaense. Dezenas de jovens participaram da solenidade, que precedeu uma caminhada deles pelo centro da cidade.

O titular da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para a Juventude, Alex Nazaré, explicou que a manifestação religiosa é uma espécie de prévia para a Jornada Mundial da Juventude, encontro dos jovens católicos do mundo inteiro com o papa Bento XVI, que acontecerá em 2013, no Rio de Janeiro (RJ).


O secretário afirmou que a mobilização dos jovens católicos é importante para a sensibilização do poder público, em todas as esferas, para o avanço de benefícios à classe.

A cruz

A cruz da JMJ foi entregue pelo papa João Paulo II aos jovens para que a levassem por todo o mundo, a todos os lugares e a todo tempo. A cruz de madeira de 3,8 metros foi construída e colocada como símbolo da fé católica, perto do altar principal na Basílica de São Pedro durante o Ano Santo da Redenção (Semana Santa de 1983 a Semana Santa de 1984).


Desde 1984, a cruz da JMJ peregrina pelo mundo, o que tornou-se tradição entre os jovens católicos como um meio de preparação espiritual para o grande evento.

O ícone de Nossa Senhora

Em 2003, o papa João Paulo II deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo, acompanhando a cruz da JMJ: o ícone de Nossa Senhora, “Salus Populi Romani”, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na primeira e maior basílica para Maria, a Mãe de Deus, no Ocidente, Santa Maria Maior.


Kássio Vilhena elucidou que os símbolos cristãos chegaram a Macapá nesta terça-feira, 16, e seguirão para Belém (PA) nesta quarta-feira, 17, onde ficarão até o próximo sábado, 20. Por sua vez, o bispo da Diocese de Macapá, dom Pedro José Conti, destacou que a juventude é fundamental para a construção de uma sociedade melhor e que os jovens católicos estão dispostos a auxiliar nessa missão.

O governador exaltou a importância da religião católica para a população brasileira como um todo e agradeceu aos jovens pela iniciativa de se colocarem a disposição para a construção de uma sociedade amapaense melhor. Camilo Capiberibe também desejou sorte à juventude do Amapá que participará da Jornada Mundial, no Rio de Janeiro, em 2013.

Elton Tavares, com informações da Diocese de Macapá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *