Governador Camilo Capiberibe recebe cineasta francês que pretende gravar filme no Amapá


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu nesta segunda-feira, 4, no Palácio do Setentrião, o cineasta francês Alain Maline, acompanhado do presidente da Comissão Transfronteiriça da Guiana Francesa, Xavier Lo Pinto, e do cônsul honorário da França em Macapá, Jean-François Le Cornec. Durante a visita de cortesia, o cineasta disse que pretende filmar um longa-metragem, intitulado “Além do Rio”, na Guiana Francesa (FRA) e no Amapá. Uma produção bilíngue e binacional.

De acordo Alain Maline, o interesse em filmar no Amapá surgiu após um encontro com o cineasta brasileiro Cláudio Kahns, durante o Festival de Cinema de Cannes. Os dois diretores pretendem produzir o filme juntos. A produção cinematográfica está orçada em 10 milhões de euros.

O diretor de cinema afirmou que começou a procurar lugares para locações do filme em Macapá e Oiapoque. O cineasta pediu o apoio do governador Camilo Capiberibe para que, juntamente com Cláudio Kahns, seu parceiro no projeto, acesse verba do Governo Federal para o cinema. Alain Maline explicou também que amapaenses serão capacitados para participar das filmagens.

O governador se mostrou interessado e afirmou que apoiará a filmagem. Camilo Capiberibe destacou que uma produção deste porte, feita por um renomado nome do cinema francês, dará visibilidade ao Amapá, além de gerar emprego e renda para os cidadãos que participarem das filmagens.

“Daremos apoio para a realização deste filme. É uma oportunidade de dar visibilidade ao Amapá fora do Brasil. Uma produção deste porte mostrará nosso povo e nossa cultura. O filme gerará emprego e renda. Inclusive, capacitaremos cidadãos para trabalhar nas filmagens”, avaliou o governador.

O filme

Conforme Alain Maline, o filme “Além do Rio” é um romance. O cineasta descreve o roteiro como “uma viagem entre céu, terra, rios e florestas. Um filme que mescla o amor, a traição, a espionagem, o desflorestamento e seus malefícios no coração da Guiana Francesa”. O diretor pretende gravar boa parte do longa-metragem em Macapá.

O cineasta

Alain Maline é bacharel e mestre em Belas Artes, com licença de Cinema. O diretor francês é formado pela Faculdade de Vincennes, de Paris (FRA). Ele já produziu 29 filmes, entre eles o “Jean Galmot”, filmado em Caiena (FRA), em 2000.

Elton Tavares/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *