Governador Camilo Capiberibe recebe vereadores de Laranjal do Jari

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu, nesta terça-feira, 5, no Palácio do Setentrião, os vereadores do município do Laranjal do Jari, professora Beta, Bacural, Edivan Santos e Antônio Enfermeiro. O encontro teve o objetivo de debater demandas daquela comunidade e esclarecer os quatro legisladores sobre ações do Governo do Estado em andamento na região e que ainda serão executadas na cidade.

De acordo com o governador, é importante que os vereadores façam as reivindicações e busquem os esclarecimentos necessários, junto ao Poder Executivo, para informar e dar resposta a sociedade que os elegeu.

“Além de vereadores, vocês são moradores de Laranjal do Jari e ninguém melhor para relatar os problemas e dúvidas da população do município. É preciso informar o cidadão, não enganá-lo e sim deixá-lo a par do que estamos fazendo e do que pode ser feito a curto e médio prazo para a melhoria de sua qualidade de vida”, disse o governador.

Participaram da reunião os titulares da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), Joel Banha, Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap), Sérgio La-Roque, Secretaria de Estado da Educação (Seed), José Maria Lobato, Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Marcos Roberto, Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Edilson Mendes, Polícia Militar do Amapá (PM/AP), coronel Resende e Defensoria Pública do Estado (Defenap), Ivanci Magno.

Também estiverem presentes os gestores do Gabinete Civil do Governo do Amapá, Kelson Vaz, Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Ruy Smith, Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), José Ramalho, o corregedor da Defenap, Luciano Del Castilo Silva, Corpo de Bombeiro Militar do Amapá (CBM/AP), coronel Miranda, o assessor do governador, Wendel Rodrigues e servidor da CEA em Laranjal do Jari, Manoel Pombo

Esclarecimentos sobre ações do GEA em Laranjal do Jari

A principal dúvida dos vereadores foi a remoção de um Tomógrafo do Hospital de Laranjal do Jari para Macapá. O secretário de Saúde explicou que o aparelho não funcionava há anos e passará por conserto na capital amapaense.

Edilson Mendes também apresentou aos legisladores um plano de ampliação e reforma do hospital da cidade, que receberá várias benfeitorias, como uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), para a melhoria do atendimento a população.

O titular da Caesa disse que existe um projeto para a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no município, mas que também é preciso um trabalho de conscientização da população para que o produto não seja desperdiçado.

Nos setores de Educação e Infraestrutura, os secretários disseram aos vereadores que o Governo está reformando duas escolas na cidade. Já o diretor da CEA explicou restabelecimento da Energia Elétrica no município e um plano de obras em áreas da cidade que possibilitarão a melhoria da qualidade do serviço no município.

O secretário Marcos Roberto anunciou a construção, em 2012, de um presídio em Laranjal do Jari. O comandante da PM disse aos vereadores que fortalecerá o efetivo e o comandante do CBM listou as ações dos bombeiros na cidade durante a última enchente, destacando o apoio do governador no socorro às vítimas da cheia.

BR 156

O secretário de obras explicou aos legisladores que está se empenhando, junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para conseguir a Licença Ambiental para as obras da BR 156, trecho Sul, que dá acesso ao Laranjal do Jari.

La-Roque disse ainda que o projeto para o início das obras, previsto para o segundo semestre de 2012, é responsabilidade do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Denit), mas que tem cobrado, junto ao órgão Federal, a entrega do projeto.

O titular da Setrap também se comprometeu em executar a manutenção da estrada quando cessarem as chuvas, ação que não foi feita na gestão passada, para que em 2012, durante o período de inverno a pista não fique do jeito que está, causando transtornos aos cidadãos de Laranjal do Jari.

“Estamos trabalhando para tirar o Laranjal do Jari, assim com o Estado como um todo, do abandono que sofreu nos últimos oito anos. Construiremos um novo momento, diferente do passado, onde não se viu melhoria da saúde, BR156, Educação, infraestrutura e todos os outros pontos discutidos aqui não andaram”, finalizou o governador.

Reconhecimento e agradecimento

Ao final da reunião, os vereadores agradeceram a oportunidade de expor as demandas do município e os esclarecimentos do governador e secretariado sobre ações em andamento e que serão executadas em Laranjal do Jari. Os legisladores também agradeceram a melhoria da Energia Elétrica na cidade e a boa atuação da Defensoria Pública no município.
Elton Tavares
 Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *