Governador Clécio Luís celebra diversidade do Arraiá do Povo em encontro com quadrilheiros juninos do Amapá

Na segunda-feira, 1º, o governador Clécio Luís esteve reunido, durante almoço festivo, com quadrilheiros juninos de todo o estado para celebrar o sucesso do Arraiá do Povo 2024, promovido pelo Governo do Amapá, e homenagear os grupos que valorizam uma das tradições mais festejadas pelos amapaenses e mantém vivo o espetáculo de cores, brilho e alegria no mês de São João.

Durante os 12 dias de evento, que encerra nesta terça-feira, 2, o Estado garante a estadia dos integrantes de grupos juninos que vieram de municípios distantes para o festival em um esquema rotativo de hospedagem, proporcionando conforto e uma preparação adequada para as apresentações noturnas na Cidade Junina, montada no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá.

“Em anos anteriores, eles vinham para a capital com muito sacrifício e se hospedavam em casas de parentes, em quadras de escolas e salas de aulas. A partir desse ano, com a Cidade Junina e o Arraiá do Povo, nós alugamos um espaço adequado para que eles pudessem ficar bem alojados. São mais de 235 pessoas fazendo revezamento. Deu até para montar um pequeno ateliê, onde eles fazem pequenos reparos e os últimos ajustes para entrar em cena”, destaca o governador Clécio Luís.

A dançarina Cinara Pinheiro, do grupo Sorriso Cristalino, de Laranjal do Jari, que encerrou as apresentações no domingo, 30, trazendo o tema: “Namastê o São João que habita em mim, saúda o São João que habita em você”, conta que a estadia ofertada pelo Governo do Amapá foi fundamental para o sucesso do grupo na pista de dança.

“Desde o início, o apoio foi total para que a gente pudesse desenvolver um bom trabalho. Passamos esses quatro meses nos preparando e chegamos na capital contemplados com essa estadia, que nos permitiu repassar toda a essência do São João para o público presente na Cidade Junina”, ressalta Cinara.

Pelo rodízio, durante a tarde no dia seguinte à apresentação, os quadrilheiros viajam para a terra natal, dando oportunidade para outros grupos juninos que irão se apresentar durante a noite. O fotógrafo Wendel Hayashi, do grupo Brilho Junino, de Tartarugalzinho, que se apresenta nesta segunda-feira, 1º, no Arraiá do Povo, agradece a estrutura ofertada.

“O Governo do Estado está proporcionando conforto e qualidade para que todas as quadrilhas do estado possam fazer grandes apresentações para o público e os amantes da cultura junina. Estou muito feliz e muito grato pela oportunidade”, conta Hayashi.

Reconhecimento da quadra junina amapaense

Para celebrar o Dia Municipal do Quadrilheiro, instituído pelo então vereador de Macapá, Clécio Luís, hoje governador do estado, no dia 27 de junho, o Governo do Amapá promoveu este ano o show nacional da banda nordestina “Fulô de Mandacaru”, homenageando os integrantes dos grupos de São João.

“A quadra junina amapaense elevou ao seu mais alto nível este ano com o apoio do Governo do Estado. Nós temos uma cidade dedicada à nossa cultura, movimentando a economia criativa. São mais de 70 grupos de forma direta e indireta. Nós temos um grande momento para a nossa indústria cultural”, destacou, Dionei Furtado, presidente da Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap).

Arraiá do Povo

O Arraiá do Povo 2024 é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), em conjunto com as entidades Liga Junina de Macapá (Ligajum), Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap) e Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá no Meio do Mundo. O Arraiá recebe investimentos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues.

Texto: Winicius Tavares
Foto: Maksuel Martins/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *