Governador Clécio Luís visita comunidade ribeirinha que passou a ter energia regular com o ‘Luz para Todos’

O governador do Amapá, Clécio Luís, visitou no sábado, 29, residências de Ariramba, uma das comunidades ribeirinhas do município de Mazagão, beneficiadas com kits de energia solar. O fornecimento de energia 24 horas por dia chegou por meio do programa “Luz para Todos”, do Governo Federal.

“Comunidades como essa precisam de alternativas individualizadas para ter energia. Realizamos a entrega simbólica dos kits de sistemas fotovoltaicos para casas, igrejas e onde for necessário. A partir desse momento, cada local beneficiado passa a ter direito à manutenção”, destacou o governador.

Em Ariramba, foram instalados 202 kits. Além da ação em Mazagão, desde 2023, Clécio conheceu também residências beneficiadas na Vila do Sucuriju, em Amapá; no Arquipélago do Bailique, em Macapá; e em Jarilândia, localizado em Vitória do Jari.

“A comunidade está sendo muito beneficiada. Estamos satisfeitos. Agora temos energia 24h, podemos bater açaí a qualquer hora do dia, o alimento fica conservado e não temos mais preocupação com falta de energia”, descreveu um dos moradores beneficiados em Ariramba, Antônio Lopes.

No Amapá, o Programa Luz para Todos é executado pela CEA Equatorial Energia e resultado do trabalho do senador Davi Alcolumbre. Como presidente do Senado Federal, o parlamentar assinou as diretrizes para realização do então “Mais Luz para Amazônia”, com investimento de mais de R$ 100 milhões para instalação de equipamentos de geração de energia limpa e renovável para comunidades amapaenses. A iniciativa foi inserida no “Luz para Todos”.

“O esforço desse trabalho não é só para levar energia. Sinto que estamos levando dignidade para 2.790 famílias ribeirinhas, de Jarilândia ao Sucuriju”, citou o diretor-presidente da CEA Equatorial Energia, Augusto Dantas.

Até o momento, foram 2.790 conjuntos instalados em regiões remotas. Introduzido em 2003, o programa foi reformulado e relançado no ano passado, implementando energia limpa e sustentável às famílias que vivem em locais de difícil acesso. Cada beneficiado recebe um Sistema Individual de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente, que funciona por meio do uso da energia solar. A CEA Equatorial é responsável pela manutenção do sistema e pela oferta da tarifa social de energia elétrica.

Com investimento de R$ 62 milhões, a iniciativa visa garantir dignidade à população, proporcionando desenvolvimento social e econômico às comunidades. Além dos ribeirinhos, o Programa Luz Para Todos também atende comunidades rurais no estado.

Texto: Fabiana Figueiredo
Fotos: Kleber Wandel/Agência Grito
Secretaria de Estado da Comunicação – SECOM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *