Governador do Amapá garante apoio ao Círio de Nazaré 2011

Foto: Márcia do Carmo.
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu, nesta segunda-feira, 1º de agosto, no Palácio do Setentrião, a Comissão Organizadora do Círio de Nazaré 2011. Durante o encontro, o coordenador da festividade religiosa, padre Lorenço Filho Araújo, por meio de pré-projeto, solicitou o apoio do Poder Executivo para a realização da maior festa religiosa do Estado.

O governador assumiu o compromisso de apoiar a manifestação de fé, com o repasse de recurso na ordem de R$ 209 mil, montante solicitado pela organização das festividades, a Diocese de Macapá. Camilo Capiberibe ressaltou que, além da religiosidade, o Círio faz parte da cultura do Amapá, pois é realizada em Macapá desde 1934.

“Entendemos que o louvor à Virgem de Nazaré é a maior manifestação religiosa do Amapá. Daremos todo o apoio necessário para a realização da festividade, pois sei o que ela significa para os católicos amapaenses”, pontuou o governador.

De acordo com Lorenço Filho Araújo, que é pároco da paróquia São José, o lançamento da programação acontecerá no próximo dia 27 de agosto, no Salão Cultural da paróquia Jesus de Nazaré.

Segundo o coordenador do Círio, as atividades iniciarão no dia 12 de setembro, com cultos e peregrinação da Santa por órgãos públicos, seguindo seu roteiro tradicional, até o ponto alto da programação, a procissão do Círio de Nazaré, no dia 9 de outubro de 2011.

“O governador se comprometeu em ajudar na realização do Círio de Nazaré 2011. Formularemos o projeto, que em poucos dias será entregue para ele, para que o repasse seja efetuado. Seguiremos o cronograma habitual. As comissões organizadoras já foram formadas e os preparativos estão em fase final. Agradecemos a sensibilidade de Camilo Capiberibe em colaborar com a festividade”, disse o padre.

Além do governador e do coordenador do Círio, participaram da reunião a primeira-dama do Estado, Cláudia Camargo Capiberibe, o coordenador da procissão, Alicio Rodrigues, a tesoureira do evento, Sônia Lacerda e a assessora de comunicação da Diocese de Macapá, Mônica Nascos.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social
  • Teve um ano do Círio que o cantor WALTER BANDEIRA cantou na concha acústica do CAN e este ano poderia ser o cantor MÁRCIO AUGUSTO, ex-integrante do grupo THE ORIGINALS, ele é muito apreciado nas regiões sul, sudeste e nordeste, bem que poderia cantar em homenagem aos paraenses nas semanas comemorativas do Círio de Nazaré.
    Simone Chaves

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *