Governador do Amapá participa da abertura do fórum preparatório para o Carnaval

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, participou nesta terça-feira, 30, no auditório do Centro de Difusão Azevedo Picanço, da abertura do Fórum do Carnaval do “Programa Carnavalizando o Amapá – um Rio de Alegria”. A ação, que encerra nesta quarta-feira, 31, é uma iniciativa do Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

O público-alvo são associações e ligas carnavalescas, além de comerciantes do Estado. O objetivo é debater ações para planejar o Carnaval 2013 e fortalecer o setor produtivo da quadra carnavalesca.


Conforme o titular da Secult, Zé Miguel, durante a programação serão ministrados workshops, oficinas, painéis, seminários e rodadas de discussão a partir do conhecimento e modelo da Economia Criativa como motor de desenvolvimento sustentável. A capacitação será ministrada pelo diretor de Carnaval da Escola de Samba Unidos da Tijuca, do Rio de Janeiro (RJ).

Zé Miguel explicou que as discussões aprimorarão o desenvolvimento cultural, turístico e econômico do Carnaval de 2013. O secretário ressaltou que o debate também viabilizará que as compras das agremiações, que sempre foram realizadas em São Paulo (SP), sejam feitas no Amapá. Desta forma, segundo ele, o dinheiro circulará no Estado. Ao final, o gestor garantiu que o fórum, a partir de agora, acontecerá todos os anos.

O fórum servirá para fazermos um grande Carnaval. Nele promoveremos o debate entre as agremiações, o comércio e o Governo do Amapá, que é o principal fomentador do evento. Este encontro beneficiará, não somente a quadra carnavalesca, mas toda a população“, avaliou Zé Miguel.

Por sua vez, o presidente do Conselho de Cultura do Amapá (Consec/AP), Otto Ramos, enfatizou que a consulta pública será fundamental para a formulação de soluções criativas para o avanço na construção de um Carnaval melhor.

Parceria com o comércio


Segundo o presidente da Associação Comercial do Amapá (Acia/AP), Ricardo Souza, a Acia trabalhará em parceria com o governo do Estado para que a maioria dos insumos para o Carnaval seja comprado no Amapá. Ele reforçou que o entendimento e alinhamento entre poder público, privado e entidades que realizam o Carnaval resultarão em uma grande festa, com bons resultados para todos os envolvidos.

O projeto conta ainda com a parceria de outras instituições, como Sebrae, Federação do Comércio do Amapá (Fecomércio), Agência de Fomento do Amapá (Afap), Agência de Desenvolvimento do Amapá (Adap), Escola de Administração Pública (EAP) e Secretarias de Estado do Planejamento, Orçamento e Tesouro (Seplan); do Trabalho e Empreendedorismo (Sete) e do Turismo (Setur).

Reconhecimento e agradecimento dos representantes das agremiações


O representante das escolas de samba, Luiz Motta e dos blocos carnavalescos, Rômulo Fernandes, agradeceram ao apoio do Governo do Amapá. Eles também elogiaram a iniciativa do debate e comungam da opinião de que as discussões trarão bons resultados para o Carnaval 2013.

Este fórum certamente nos auxiliará no aprimoramento do nosso Carnaval. Parabenizo e agradeço ao governador por essa iniciativa“, frisou Rômulo Fernandes.

Política efetiva

De acordo com Camilo Capiberibe, o Governo do Amapá aposta no potencial do Carnaval. O governador destacou que, além de cultura e entretenimento, a festa aquece a economia, fortalece o turismo, gera emprego e renda. E que para tudo isso melhore ainda mais, o debate é fundamental.


Não investimos no Carnaval deste ano somente pela cultura e entretenimento, mas também pelo desenvolvimento econômico. Com este fórum, aprofundaremos o debate para garantir que tenhamos maior aproveitamento em todos os setores. Queremos que o Carnaval gere muito mais emprego e desenvolvimento. Para isso, estamos reunindo todos para o diálogo sobre a cadeia produtiva da festa. A intenção é entrosar o comércio com as agremiações, para evitar que o dinheiro investido no Carnaval circule no Amapá e não fora do Estado, como sempre ocorreu“, ponderou o governador.

Elton Tavares/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *