Governador do Amapá participa do programa Fala Juventude

Governador Camilo Capiberibe no estúdio da RDM – Foto: Márcia do Carmo.

O governador Camilo Capiberibe participou nesta quarta-feira, 2, do programa “Fala Juventude”, na Rádio Difusora de Macapá (RDM), 630 KHz, onde explanou sobre ações e políticas estaduais nos campos da Educação, Cultura e Esporte. O programa é apresentado por Bola Júnior, com comentários de Domingos Dias. Além deles, estavam presentes no estúdio da RDM o secretário de Estado de Políticas para a Juventude, Alex Nazaré e membros de sua equipe.


Durante a entrevista, o governador falou sobre ações de sua administração, em 60 dias, para a melhoria da vida do jovem amapaense e respondeu perguntas dos ouvintes feitas por meio de seu twitter pessoal (@camilo40) e do Fala Juventude (@FalaJuventude).

Amapá Jovem

Camilo Capiberibe iniciou falando sobre o programa Amapá Jovem. Segundo ele, a ação precisa de reformulação, com o objetivo de atender pessoas que realmente preencham os pré-requisitos para acessar o benefício, sustentando o conceito de desenvolvimento com inclusão social.

“O Amapá jovem é um programa importante, mas nós iremos fortalecê-lo com oficinas de qualificação profissional. Em 2010 não foi alocado recurso para o benefício, mas com esforço pagamos os meses de janeiro e fevereiro. A juventude precisa de apoio e nós interviremos, por meio do programa, na vida dos jovens em situação de risco no Estado. Manteremos a bolsa, mas com uma política de inserção social”, explicou Camilo Capiberibe.

Bolsa Universitária e Bolsa Atleta

O governador disse ainda que pretende resgatar, dentro do Amapá Jovem, a Bolsa Universitária, para beneficiar jovens que não têm condições de pagar o curso superior em uma faculdade particular, e o Bolsa Atleta, para atender estudantes com potencial esportivo.

“Precisamos fazer uma política para beneficiar os jovens que não são atendidos pelo governo federal. Uma destas ações é a Bolsa Universitária, que poderia ser realizada por meio de renúncia fiscal, ou seja, as instituições privadas de Ensino Superior “, disse o governador.

Crédito Juventude

Outro assunto abordado por Camilo foi o Crédito Juventude, que será feito por meio da Agência de Fomento do Amapá (Afap).

“Existem algumas características que o jovem possui, mas não tem apoio e é este suporte que pretendemos com o Crédito Juventude. Pois não basta somente distribuir dinheiro, mas sim preparar o cidadão e ensiná-lo como abrir o próprio negócio, gerando emprego e renda e ajudando no crescimento do Estado”, enfatizou o governador.

Pagamento de estagiários

Conforme o governador, o pagamento de três meses de salário dos estagiários do Estado será efetuado até sexta-feira, 4. “Quitaremos quatro meses, dos seis atrasados, do pagamento dos estagiários do quadro estadual”, afirmou Camilo Capiberibe.

Ueap

De acordo com o governador do Estado, a Universidade do Estado do Amapá (Ueap) não está cadastrada no Ministério da Educação (MEC) e por conta disso, os diplomas dos acadêmicos da Ueap não terão validade ao final de seus respectivos cursos. Segundo Camilo Capiberibe, o governo tomará as medidas necessárias para a regularização da instituição. Outra proposta para a Ueap é a realização de concurso público para a Universidade, que não possui quadro próprio de funcionários.

Resgate do Projeto Rádio Escola

O governador comentou sobre o resgate do Projeto Rádio Escola, que consiste em oficinas e palestras nas instituições públicas de ensino, iniciado no segundo governo do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Amapá, em 1998. Na época, a elaboração da iniciativa contou com a participação de Camilo Capiberibe.

O Projeto Rádio Escola visa incentivar os estudantes que desejam seguir a carreira de comunicador, já que a Universidade Federal do Amapá (Unifap) já possui o curso de Comunicação Social, com Habilitação em Jornalismo. Inclusive, um dos jovens beneficiados pela iniciativa, ainda nos anos 90, foi o apresentador do programa Fala Juventude, Bola Júnior.

Fala Juventude

O “Fala Juventude” é produzido em parceira entre a RDM e a Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv). O programa vai ao ar todos os dias, de 13h às 14h e tem o objetivo de informar os jovens sobre as ações da Sejuv, além de esclarecer aos estudantes sobre temáticas e diretrizes sociais e políticas do Amapá. A interatividade dos ouvintes com o programa se dá por meio do twitter (@FalaJuventude) e telefone 3131-2737.

“Em 2011, nós trabalharemos e faremos muito. E em quatro anos, com a ajuda do povo, melhoraremos a qualidade de vida do jovem amapaense e da população em geral”, finalizou o governador.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *