Governador do Amapá recebe visita do embaixador da Bélgica

                                                                                                                  Foto: Chico Terra
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, recebeu nesta sexta-feira, 4, no Palácio do Setentrião, o embaixador da Bélgica, Claude Misson. O objetivo do encontro foi estreitar as relações e identificar possíveis áreas para cooperações técnico/científicas entre o país europeu e o Estado.

De acordo com o embaixador, o governo belga está disposto a firmar parcerias com estados brasileiros nos setores de ciência e tecnologia, a exemplo da biotecnologia, medicina, farmácia, agricultura e infraestrutura. Durante o encontro, o embaixador explicou ao governador sobre a experiência belga nos setores portuários e hidroviários.

“Temos bastante conhecimento na área de transporte, como gestão portuária e hidrovias, pois os canais da Bélgica foram construídos no ano de 1.300 e desde então desenvolvemos tecnologias nestes setores. Podemos colaborar com treinamento e serviços de dragagem”, disse Claude Misson.

O conhecimento do país nas duas áreas, detalhado pelo embaixador, despertou o interesse de Camilo Capiberibe. Para o governador, ações de cooperação técnica nos setores portuário e hidroviário são duas possíveis parceiras entre o Amapá e a Bélgica.

“Pretendemos desenvolver projetos para modernizar o Porto de Santana. Ele é fundamental para o desenvolvimento do Estado por conta de sua localização estratégica. Outro ponto importante para nós é tornar os canais de Macapá vias navegáveis para o turismo. A experiência e tecnologia belga pode nos ajudar nestes objetivos e iremos estudar essas possibilidades”, pontuou o governador.

Ao final da visita, o governador presenteou o embaixador com peças de cerâmica do artesanato amapaense. Por sua vez, Claude Misson deu a Camilo Capiberibe um livro sobre a Bélgica.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *