Governador entrega 11 viaturas para as polícias Civil e Militar

Foto: Chico Terra.
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, entregou, nesta quinta-feira, 18, em frente ao Palácio do Setentrião, 11 viaturas que serão usadas no reforço da Segurança Pública da capital e do interior do Estado. Os carros foram disponibilizados às polícias Militar e Civil. Elas serão distribuídas em cinco municípios. Os veículos são provenientes da parceria da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp) com o Ministério da Justiça (MJ).

Os automóveis serão encaminhados ainda esta semana para seus respectivos postos. Dos 11 carros, oito foram doados à Sejusp pelo MJ, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Quatro carros servirão aos municípios de Laranjal do Jari e Oiapoque, que estão inseridos na Estratégia Nacional de Policiamento nas Fronteiras (Enafron), do Ministério da Justiça, ao qual o Amapá aderiu em junho deste ano. Cada cidade receberá duas viaturas, sendo uma para a Polícia Civil e a outra para a PM.

As outras viaturas doadas serão distribuídas entre os municípios de Vitória do Jari e Macapá, e uma ficará à disposição do Distrito de Lourenço, localizado na cidade de Calçoene.

O automóvel destinado ao Lourenço será entregue nesta sexta-feira, 19, durante a cerimônia de inauguração do Posto Policial do distrito. Já o carro policial, que servirá a cidade de Vitória do Jari, será encaminhado para o município ainda esta semana.

As outras três viaturas foram adquiridas com recursos da própria Secretaria de Segurança Pública, por meio do Fundo de Reequipamento Policial (Funrespol). Além dos oito automóveis adesivados, a Senasp doou ao Estado mais dois carros descaracterizados, para o policiamento das fronteiras, que não foram apresentados nesta quinta-feira.

De acordo com o titular da Sejusp, Marcos Roberto, o empenho do governador para buscar recursos junto aos órgãos do governo federal, somados a investimentos do Estado, a Segurança Pública melhorou. O reflexo dessas medidas foi a diminuição nos índices de criminalidade no Amapá, por conta do enfrentamento do poder público.

“Agradecemos o apoio dado pelo governador para a área da Segurança Pública. Ao todo, somente em 2011, 57 novas viaturas foram colocadas a disposição do povo amapaense. Isso mostra o compromisso do governador Camilo Capiberibe com o bem-estar da população”, destacou Marcos Roberto.

O governador afirmou que os novos veículos fazem parte da reestruturação da Segurança Pública. Camilo Capiberibe ressaltou que pretende aumentar o orçamento da Segurança Pública e que continuará trabalhando para combater o crime no Estado.

“Desde janeiro, estamos buscando todas as maneiras para combater a criminalidade e diminuir os índices de criminalidade do nosso Estado. Fizemos investimentos, chamamos concursados e buscamos recursos fora do Amapá, tudo para que haja o enfrentamento imediato da violência e garantir a paz para o nosso cidadão”, disse o governador.

Modernização do Ciodes

Na ocasião, Camilo Capiberibe afirmou que irá modernizar o Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes), para melhor atender as ocorrências policiais. O governador disse que destinará R$ 1,3 milhão para o fortalecimento do órgão.

Delegacia do Arquipélago do Bailique

Durante o seu pronunciamento, o governador confirmou que, ainda em 2011, será implantada a Delegacia de Polícia no Arquipélago do Bailique, que atenderá cerca de 10 mil pessoas que residem na localidade.

A medida atende ao pedido dos habitantes do distrito, listado como prioridade no PPA participativo, realizado em julho deste ano, com a presença do governador no próprio arquipélago.

Além do governador e do titular da Sejusp, participaram da solenidade a primeira-dama do Estado, Cláudia Camargo Capiberibe, o deputado estadual Aguinaldo Balieiro, o comandante da PM/AP, coronel Resende e o diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), João Gomes.

Também compareceram ao evento o diretor do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Nixon Kennedy, o diretor da Polícia Técnico Científica do Estado (Politec), Odair Monteiro, o delegado geral do Amapá, Tito Guimarães, servidores dos órgãos de Segurança Pública, imprensa e sociedade civil.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *