Governador inaugura Escritório do Imap no Oiapoque

                                                                     Foto: Márcia do Carmo.
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, inaugurou, nesta sexta-feira, 8, no município de Oiapoque, o Escritório do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado Amapá (Imap). O prédio do órgão passou por uma reforma e reestruturação. O imóvel foi revitalizado com recursos do Estado. O objetivo da ação é facilitar a regularização de terras na cidade. Na ocasião, foram entregues 40 Termos de Concessão de Uso, que são títulos de propriedade, a agricultores locais.

De acordo com o diretor presidente do Imap, Maurício Souza, entre as benfeitorias estão nova rede elétrica, móveis, voadeira, computador, refrigeradores, pintura do prédio, além de um veículo com motorista. No posto, quatro técnicos do órgão darão orientações e farão os procedimentos necessários para a titularização na cidade.

O titular do Imap explicou também que no imóvel, que pertence ao Instituto há cerca de dois anos, funcionou anteriormente como um posto da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), mas foi abandonado pela antiga gestão.

“A Unidade dará celeridade ao processo de regularização de terras no município, além de facilitar a vida do lavrador, que não precisará mais se deslocar até Macapá para conseguir o documento. Isso só foi possível porque temos um governador comprometido com a população”, explicou Maurício Souza.

Segundo o governador, essa inauguração mostra o esforço que o governo tem feito, que é o de fazer mais com menos recursos, mesmo sem contratos administrativos, trabalhado somente com seus servidores efetivos, o Imap está dando resultados positivos. Camilo Capiberibe ressaltou a importância da regularização fundiária para os lavradores de Oiapoque.

“Essa regularização é fundamental para que o nosso agricultor receba a licença ambiental para sua plantação. Este escritório tem a missão de suprir a demanda de Oiapoque. Pois atender bem o povo é a nossa tarefa e o nosso compromisso“, disse Camilo Capiberibe.

Reconhecimento

Segundo presidente da Associação de pequenos Produtores Rurais, Genival Santos, a implantação do posto em Oiapoque e a regularização fundiária são avanços para os agricultores. Ele disse ainda que a data é histórica para a classe, já que a titularização é uma luta antiga da categoria.

“Reconhecemos que este Governo está preocupado em melhorar a vida do cidadão. Assim a agricultura do Oiapoque fica mais forte. Estamos recebendo o direito de trabalhar em nossas terras com honestidade e dignidade. São promessas sendo cumpridas, isso sim é uma mudança. Agradecemos o esforço do governador Camilo Capiberibe para a melhoria de nossas condições de trabalho e vida”, enfatizou Genival Santos.

Além do governador e do titular do Imap, prestigiaram o evento parte do secretariado de Estado, o prefeito de Oiapoque, Aguinaldo Rocha, os deputados estaduais Bruno Mineiro e Cristina Almeida, técnicos do Instituto e sociedade civil.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *