Governador participa da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, participou, nesta quarta-feira, 24, no Auditório Leonor Barreto (Sesi/AP), da abertura da III Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento, realizado pela A Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS) e o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Cedpi), visa debater temas relevantes para o campo do envelhecimento, como os avanços e desafios da Política Nacional do Idoso.

O tema da Conferência, que encerrará nesta quinta-feira, 25, é “O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”. De acordo com a titular da Sims, Ely Almeida, o evento fortalece o compromisso dos diversos setores da sociedade e do Governo para a garantia dos direitos da pessoa idosa. A Conferência Estadual, que contou com a presença de delegados de todos os municípios do Amapá, servirá de base para a participação do Estado na Conferência Nacional, que acontecerá em novembro de 2011, em Brasília (DF).

“Somente a Democracia é capaz de proporcionar momentos como este, uma oportunidade para cada segmento discutir o aprimoramento de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida. O Estatuto do Idoso é maior expressão poderia ter para dizer que eles têm direito a vida, mas só a regulamentação não é suficiente, é preciso mobilização de toda a sociedade a integração e fortalecimento do direito do idoso, “pontuou Ely Almeida.

Segundo o governador, a Conferência é uma oportunidade discutir políticas destinadas aos idosos, para que o cidadão tenha um envelhecimento digno. Na oportunidade, Camilo Capiberibe anunciou a criação da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos. “O idoso precisa ter seus direitos assegurados e dignidade. É o papel do Estado fortalecer os conselhos, apoiar eventos como estes. É por isso que criaremos a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, que será um instrumento de apoio às minorias e grupos vulneráveis da sociedade. Um órgão que ajudará na elaboração de políticas coerentes e eficazes para a melhoria de vida do cidadão”, disse o governador.

Também prestigiaram o evento a deputada estadual Cristina Almeida, o vereador de Macapá, Washington Picanço, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, Terezinha Cardoso, o titular da Promotoria da Cidadania d Ministério Público Estadual (MPE/AP), promotor Pedro Leite, a secretaria municipal de Assistência Social de Macapá, Paula Nice Souza e centenas de idosos.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação Social
Secretaria de Estado da Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *