Governador participa de aula inaugural do Curso de Formação da PM

Foto: Márcia do Carmo. 
 
O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, participou, nesta segunda-feira, 3, no Teatro da Bacabeiras, da aula inaugural do Curso de Formação de Soldados (CFSD) da Polícia Militar do Amapá (PM/AP). Ao todo, 245 novos policiais, entre eles, 72 mulheres, farão o curso e serão incorporados ao efetivo da PM.

Esta é a segunda turma de servidores concursados que cursará o CFSD, a primeira, com 195 novos policiais, já se formará no próximo dia 21 de outubro de 2011. A ação tem o objetivo de fortalecer a corporação e melhorar a qualidade da segurança pública no Estado.

Durante a solenidade, o comandante da PM/AP, coronel Pedro Paulo Rezende, discursou sobre o exercício da profissão e ressaltou que os novos militares deverão, além de proteger o cidadão, auxiliar a estruturar a moralidade coletiva. Ele também elogiou o governador pelos investimentos a Segurança Pública em aparelhamento, veículos e reforço no efetivo da corporação militar.

Rezende disse também que este ano o governador já investiu mais na instituição, entre a quitação de dívidas, chamamento de concursados, aluguel de viaturas e armamento, mais que em todo o ano de 2010.

“Somente em 2011, o governador comprou armamento, viaturas, equipamentos, como coletes a prova de bala, garantiu o combustível dos nossos carros e chamou policiais concursados. Até o final do ano, com a conclusão dos CFSDs, teremos mais de 500 novos militares em nossa corporação”, pontuou o comandante.

Conforme o titular da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Marcos Roberto, mesmo com os problemas orçamentários enfrentados em 2011, a Polícia recebeu melhorias significativas para a manutenção da ordem.

“Não existia um cronograma para o chamamento dos concursados da PM. Mas, ao assumir o governo, no início do ano, Camilo Capiberibe tratou a Segurança Pública como prioridade e, tanto os novos soldados quanto as outras ações em prol de nossas polícias, honram o compromisso assumido com o povo do Amapá”, disse o titular da Sejusp.

De acordo com o governador, o policial precisa ser bem treinado e equipado, requisitos fundamentais para o desenvolvimento de suas atividades em favor da paz do cidadão. Camilo disse que o mais importante neste processo é o servidor, o recurso humano que permite a manutenção da Segurança Pública.

 

O CFSD 

Durante o CFSD, os 245 novos militares selecionados receberão diversas capacitações, como o Policiamento Ostensivo e Trânsito Ambiental, sendo a pé, em motocicletas, viaturas, bicicletas ou embarcações, dependendo da missão que a ocorrência exigir. O CFSD terá carga horária de 1.060 horas/aulas.

As disciplinas ministradas no curso são: Educação Física, Polícia Comunitária, Defesa Pessoal, Legislação Penal e Legislação Penal Militar, Legislação Disciplinar, Regulamento de Continências, Honras e Sinais de Respeito, Patrulhamento Urbano e Rural, Ordem Unida, Tiro Policial e Direitos Humanos.

“Desejo sucesso a estes novos soldados, que eles honrem cada centavo investido nessa capacitação, para que o Amapá possa ter paz e tranquilidade. Meus parabéns a todos os novos policiais militares, uma profissão que exige responsabilidade e coragem, além de muito trabalho”, destacou Camilo Capiberibe.

Retomada da Polícia Comunitária 

Durante seu pronunciamento, o governador afirmou que a Polícia Interativa Comunitária, que consiste na aproximação do policial com a comunidade, iniciada há cerca de 10 anos no Amapá, será retomada ainda este ano. Camilo Capiberibe disse que garantirá a estrutura necessária para que os índices de criminalidade sejam reduzidos em todas as áreas.

“A Polícia Comunitária agirá próxima ao cidadão, prevenindo o problema e trabalhando. Assim, o crime será combatido com mais eficiência. Implantaremos essa prática nos bairros de maior incidência de violência no Amapá. O recurso federal para esta ação só será repassado ao Amapá em 2012, mas o cidadão não pode esperar, portanto, começaremos a construir as unidades de Policiamento Comunitário, com a estrutura necessária, ainda em 2011 e com dinheiro do Estado”, finalizou o governador.

Além do governador, titular da Sejusp e comandante da PM, prestigiaram a solenidade, o comandante do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), coronel Corrêa, o diretor do Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP), João Gomes, o deputado estadual Aguinaldo Balieiro (PSB), centenas de militares, familiares dos alunos do CFSD e sociedade civil.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Counicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *