Governador participa de aula inaugural do curso de formação do Iapen

Foto: Chico Terra

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, participou nesta sexta-feira, 21, no Teatro da Bacabeiras, da Aula Inaugural do Curso de Formação de Educadores e Agentes do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá. Ao todo, 280 novos concursados receberão a capacitação. O contingente irá compor o quadro de servidores do Iapen.

Novos educadores e agentes penitenciários concursados do IapenDo total, serão 33 novos educadores penitenciários que possuem grau superior. Para estes profissionais serão destinados 27 cargos de educador social penitenciário e 220 de agentes penitenciários. O curso de formação será realizado na Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento (Aifa), com duração de até três meses, em caráter eliminatório e classificatório.

Conforme o titular da Secretaria de Estado da Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Marcos Roberto, mesmo com os problemas orçamentários enfrentados em 2011, a Segurança Pública recebeu melhorias significativas em todas as suas áreas, a exemplo deste reforço para o quadro de servidores do Iapen, que sofre com a carência de pessoal há anos.Secretário Marcos Roberto diz que a Segurança Pública recebeu melhorias significativas em todas as suas áreas

Para o diretor do Iapen, Nixon Kennedy, o reforço no contingente da penitenciária do Estado é um avanço significativo para o desenvolvimento das atividades da instituição. Ele disse ainda que a casa prisional passa por uma expansão e estruturação. O gestor ressaltou que o chamamento dos concursados faz parte da política do governador Camilo Capiberibe, que tem o objetivo de melhorar a situação do sistema carcerário do Amapá.

Segundo o governador, essa estruturação no quadro funcional do Iapen e investimentos feitos na instituição resultarão no melhoramento no tratamento penal e na vigilância prisional.

“Os novos servidores possuem a missão de reeducar nossos internos. O recurso humano é fundamental para que o Iapen funcione de maneira adequada, pois a penitenciária sofre nos últimos anos pela falta de pessoal e o acúmulo de serviços. Investimos em obras, veículos e todo o tipo de suporte necessário para a melhoria do sistema carcerário no Amapá. Assim, os egressos receberão um tratamento mais digno e os funcionários terão condições de trabalho”, disse o governador.

Projeto “Começar de Novo”
Outra ação do governo do Estado e prol da população carcerária do Amapá será a execução do projeto “Começar de Novo”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida consiste na capacitação de reeducandos do Iapen e a inclusão produtiva dos internos dentro do mercado de trabalho local. A ação será realizada em parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap).

A solenidade contou com a presença de secretários de Estado, representantes do Conselho Penitenciário e do Conselho da Comunidade, Ministério Público Estadual, deputados estaduais e Vara de Execuções Penais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *