Governo apoia a 7ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, em Macapá


A primeira-dama do Amapá, Cláudia Camargo Capiberibe, representando o governador Camilo Capiberibe, participou nesta segunda-feira, 3, no Auditório Waldemiro Gomes do Museu Sacaca, da abertura da 7ª Mostra de Cinema Direitos Humanos na América do Sul. O evento, que encerrará no dia 8 de dezembro, será realizado no próprio Museu e na Fortaleza de São José de Macapá. O objetivo é promover o diálogo, debate e reflexão para a construção da valorização e garantia ao respeito aos direitos humanos.

A Mostra é realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, em parceria com o Ministério da Cultura, por meio da Cinemateca Brasileira, patrocínio da Petrobras e apoio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em Macapá, a ação recebe o apoio do Governo do Amapá, por meio das secretarias de Estado da Cultura (Secult) e Educação (Seed). Este ano, o Festival de Cinema homenageia o cineasta brasileiro Eduardo Coutinho, um dos mais importantes documentaristas da atualidade.

Conforme o curador da Mostra, Francisco César Filho, a programação do evento em Macapá, que já passou este ano pelos estados de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo, é a mesma das outras capitais do país. Serão exibidos 37 filme ligados ao tema em vários aspectos. Segundo ele, algumas produções tratam de direitos humanos, mas nunca foram exibidas no Brasil.

Francisco César Filho pontuou que os filmes são de todos os gêneros, produções da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai e Venezuela, todas premiadas em eventos audiovisuais da América do Sul. Ele frisou que a Mostra trará conhecimento à população para que ela possa refletir sobre os direitos humanos.

A representante da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Tássia Rabelo, destacou que entre os temas abordados na Mostra estão os Direitos da Pessoa Idosa, da Mulher, à Memória e à Verdade, dos Indígenas, da Criança e do Adolescente, ao Trabalho Decente, à Alimentação Adequada da população Carcerária, da população em Situação de Rua, de Pessoas com Deficiência, Cidadania LGBT e Igualdade Racial.

“Acreditamos que para a construção de políticas é preciso alterar o modo de pensar. Com a Mostra, podemos informar e promover o debate, o cinema tem o poder de alterar valores, principalmente nessa nossa cultura de paz e defesa dos direitos humanos. Agradecemos o apoio do Governo do Amapá, fundamental para o sucesso desse evento”, pontuou Tássia Rabelo.

O articulador e gerente de Projetos da Secult, Raimundo Borges, explicou que a Secretaria de Estado da Cultura será responsável pela logística do evento e a Seed pela mobilização de estudantes, docentes e técnicos da educação para prestigiarem a Mostra. Ele enfatizou que um evento desse porte e com esse objetivo é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa.

A primeira-dama salientou que o evento é uma grande oportunidade para os amapaenses conhecerem culturas de outros países. Cláudia Camargo Capiberibe frisou que, além de instrutiva, a Mostra reforça o combate ao desrespeito social, por meio da conscientização da sociedade.

“Direitos humanos é um tema que sempre deve ser debatido. A importância da mulher, dos idosos, afrodescendentes, homossexuais, ou seja, todos os cidadãos, que precisam ter seus direitos e dignidade assegurados, dentro de uma sociedade igualitária. Portanto, essa Mostra traz cultura e promove a reflexão para o povo do Amapá. E nós apoiamos iniciativas como esssa”, assinalou.

Elton Tavares/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *