Governo desenvolve ferramenta para acompanhamento online de obras no Amapá


A governadora em exercício, Dora Nascimento, reuniu-se nesta quinta-feira, 12, no Palácio do Setentrião, com gestores e técnicos do governo estadual. Durante o encontro, foi apresentado um programa que permite acompanhar as obras em andamento no Amapá. O objetivo é melhorar ainda mais o acesso do cidadão às informações sobre os investimentos no setor de infraestrutura do Estado.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Infra-Estrutura (Seinf), Joel Banha, o sistema foi desenvolvido pela Seinf em parceria com uma empresa de engenharia contratada para esse serviço. O secretário disse que, após a implantação da nova ferramenta nos sites do governo, a população terá acesso a contratos, medições, fotos e filmagens (em tempo real) de cada canteiro de obras no Estado.

“Após a implantação dessa ferramenta, o cidadão terá acesso a todas as informações sobre qualquer obra no Amapá. O acompanhamento e execução dos serviços farão com que a população tenha um controle melhor das ações de governo”, destacou o secretário.

Segundo o presidente do Centro de Gestão de Tecnologia da Informação (Prodap), Alípio Júnior, o sistema, que será implantado pelo Prodap em 90 dias, é uma novidade no Brasil, usado somente em Santa Catarina e no Amazonas. Ele explicou que os fiscais das obras passarão por treinamento e eles próprios alimentarão o sistema dentro de suas respectivas secretarias.

Para a governadora, o novo sistema é um avanço. Dora Nascimento afirmou que a medida ajudará na governabilidade.

“A nova ferramenta não só aumenta a transparência das ações no setor de infraestrutura do Estado, como ajuda os gestores públicos no acompanhamento dos serviços e para o esclarecimento público. Portanto, é uma medida é muito positiva”, ponderou a governadora.

Também participaram do encontro o diretor da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Ruy Smith, o chefe de Gabinete Civil, Kelson Vaz, e técnicos da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap).

Portal da Transparência

O Portal da Transparência foi implantado pelo Governo do Amapá em janeiro de 2011. A página permite que o cidadão fiscalize as contas públicas do Estado e veja onde os recursos são investidos. O endereço da página eletrônica é  http://www.transparencia.ap.gov.br/

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *