Governo do Amapá apoia programação que celebra 254 anos da vila de Mazagão Velho

O Governo do Amapá apoia a programação de aniversário de 254 anos da vila de Mazagão Velho, conhecida pelas belezas naturais, pela história e pela religiosidade de seu povo, com ponto alto na Festa de São Tiago. As celebrações iniciam às 5h de terça-feira, 23, com a alvorada festiva em frente à igreja de Nossa Senhora da Assunção.

O evento é organizado pela Prefeitura de Mazagão e conta com programação diversificada durante todo o dia. Para o período da manhã, além de missa e hasteamento de bandeiras, haverá salva de tiros em homenagem aos pioneiros mazaganenses. À tarde, iniciam as apresentações musicais de diferentes estilos.

A celebração cultural segue à noite, com o rufar dos tambores e o tradicional ‘vominê’, dança ao som das caixas dos guerreiros, que simboliza a comemoração da vitória dos cristãos sobre os mouros, no enredo encenado durante a Festa de São Tiago. Haverá, ainda, apresentações de capoeira e marabaixo.

A secretária de Cultura de Mazagão, Vera Nunes, destaca que a celebração faz parte do calendário anual e é uma oportunidade para impulsionar a economia e o turismo com valorização das tradições culturais e históricas.

“Essa festa está inserida no nosso planejamento anual e nós realizamos e organizamos cada detalhe com muito carinho porque assim nós fomentamos o empreendedorismo, atraímos turista para a nossa comunidade e ainda mantemos viva as nossas origens e memórias”, enfatizou Vera.

Mazagão Velho

O distrito de Mazagão Velho concentra um extenso calendário de festas religiosas, tradicionais e culturais, a principal e maior é a Festa de São Tiago, no mês de julho, que mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto, recontando a guerra entre mouros e cristãos.

Texto: Cristiane Nascimento
Foto: Gabriel Penha/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *