Governo do Amapá disponibiliza internet gratuita em praças de Macapá e Santana


O governador Camilo Capiberibe lançou nesta sexta-feira, 23, na Praça da Bandeira, o Programa Conecta Amapá (Praça Digital). A ação consiste no acesso democrático à internet, por meio da Rede de Acesso Livre (Hot-Spot), que estará disponível para qualquer cidadão acessar sem senha.

O projeto foi executado por meio do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), que já possibilitou acesso livre à rede mundial na Cidade do Samba, Praça do Coco, Parque do Forte, Praça do Barão, Ginásio Avertino Ramos e Casa do Artesão.

Em Santana, o acesso está disponível na Praça Cívica da cidade. Com a disponibilidade grátis do sistema, pessoas de todas as idades serão beneficiadas, principalmente os jovens.

De acordo com o diretor-presidente do Prodap, Alípio Júnior, o acesso à rede é simples, rápido e dinâmico. Ele elucidou que basta ter em mãos um notebook, tablet, celular ou qualquer equipamento que opere na frequência de 2.4 GHZ, procurar o sinal “Praça Digital” e clicar em conectar, sem restrição de senha e usuário.

“Por meio da Praça Digital, o tempo da informação reduz e a aproximação digital facilitará a pesquisa, democratizará o acesso de empresários de todos os portes a concorrências em todo o Brasil, além de melhorar a comunicação por meio de mídias sociais. Do centro de onde está instalada a antena, o acesso é garantido em até 100 metros de distância”, destaca Alípio Júnior.

“Hoje, concretizamos um trabalho de seis meses. Com esta Praça Digital, são nove pontos de aceso gratuito à internet, sendo oito em Macapá e um em Santana. Até o final deste ano, pretendemos ampliar este projeto para toda a capital e outros municípios do Estado”, esclareceu o diretor-presidente do Prodap.

Para o secretário de Estado de Políticas Públicas para a Juventude, Alex Nazaré, ao inaugurar o sistema, o governador Camilo Capiberibe democratiza o acesso à internet e honra o compromisso com os jovens do Estado. Ele enfatiza que a socialização do serviço é fundamental para a educação do povo.

O governador afirmou que esta é uma política pública efetiva de inclusão social e digital. Camilo Capiberibe enfatizou que a população do Amapá tem direito ao uso de tecnologia de ponta, como o resto do Brasil e do mundo.

“Agora, o povo poderá acessar a internet livremente. Essa inclusão digital e social é um compromisso nosso com os cidadãos amapaenses, pois acreditamos que a acessibilidade à Rede Mundial disponibiliza conhecimento, que é um direito de todos. Continuaremos trabalhando para disponibilizar o serviço a outros pontos da capital e interior”, assinalou o governador.


Agradecimento e reconhecimento popular

O estudante Frank Ferreira agradeceu a vontade política do governador em concretizar o antigo sonho da internet gratuita, e assim conectar o povo do Estado ao resto do mundo.

“Agradeço ao governador Camilo Capiberibe pela oportunidade para nos comunicarmos melhor e usarmos a internet para o estudo e lazer. Essa Praça Digital é a concretização de um sonho da juventude amapaense”, declarou o estudante.

Professor Conectado

Durante seu pronunciamento, o governador anunciou que na próxima terça-feira, 27, lançará o Programa Professor Conectado. A medida consiste na entrega de notebooks aos educadores da Rede Estadual de Ensino. Camilo Capiberibe afirmou que a ação faz parte da política de inclusão social e fortalecimento da educação no Amapá.

“O Programa Professor Conectado promoverá a inserção do educador no mundo digital. Com essa política pública, o professor poderá usar o equipamento para melhorar o ensino. Assim, beneficiamos o profissional e os nossos jovens. O nosso esforço é sintonizar o Amapá com essa nova era que o mundo inteiro vive, da conexão, computação e acessibilidade à internet”, completou o governador.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação
Compartilhe isso!

Deixe um comentário

Commentários
  1. Anonymous

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*