Governo do Amapá divulga resultado da 1ª fase do concurso para o Corpo de Bombeiros


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, divulgou nesta terça-feira, 15, no Palácio do Setentrião, o resultado da primeira fase do concurso público para o Corpo de Bombeiros do Amapá (CBM/AP). Em 2011, o governo lançou três editais, que abriram 230 vagas para interessados em compor o efetivo do CBM para atuarem em todo o Estado. O certame ofertou 170 vagas para soldado combatente, 30 para oficial e mais 30 para militar músico.

De acordo com a secretária de Estado interina da Administração (Sead), Benedita Barbosa, o pleito foi planejado com base na política de estruturação da máquina pública. O concurso foi realizado pela Fundação Universa, da Universidade Católica de Brasília, no dia 24 de março de 2012.

A lista dos aprovados está disponível no site da Secretaria de Estado da Administração, no endereço http://www.sead.ap.gov.br/, ou no site da Fundação Universa, no endereço eletrônico http://www.universa.org.br/conc_proximos.asp

A titular da Sead explicou que o salário para o cargo de oficial, depois de formado, será de R$ 4.461,57. Segundo ela, o vencimento dos soldados combatentes e músicos aprovados em todas as etapas do certame será de R$ 2.027,66.

Conforme o comandante do CBM, coronel Raimundo Miranda, o efetivo do Corpo de Bombeiros é de 893 militares, que, segundo ele, não é um quantitativo suficiente para atender a demanda do Estado. Miranda disse ainda que as normas da Organização das Nações Unidas (ONU) recomendam um soldado para cada grupo de 250 pessoas.

Segundo o governador, o concurso trará profissionais capacitados para o quadro efetivo do governo. Camilo Capiberibe ressaltou que, além de melhorar a qualidade do serviço prestado à população, o Estado poderá investir na capacitação dos servidores concursados, o que resultará no aprimoramento das atividades do CBM no Amapá.

“Estamos dando condições para que o CBM desenvolva suas atividades na capital e no interior. Inauguramos novos quartéis dos Bombeiros nos municípios de Oiapoque e em Vitória do Jari. E pretendemos levar o serviço a todo o Estado, para isso é preciso efetivo”, destacou o governador.

“Este é um dos três concursos da nossa gestão, os outros são da Saúde e Educação. Com os funcionários efetivos, poderemos investir nos trabalhadores do quadro estadual e pretendemos assim melhorar a qualidade dos serviços para a população”, avaliou o governador.

Requisitos

Segundo o edital do pleito, os requisitos para o concurso foram: a idade mínima de 18 anos e máxima de 30; a divisão de fases entre prova objetiva, exame de saúde, de capacidade física e documental, todas com caráter eliminatório.

No caso dos candidatos a oficiais, os aprovados nas quatro fases entram para o Curso de Formação de Oficiais Combatentes, que tem a duração de três anos; os soldados passarão pelo Curso de Formação de Soldado Combatente, que dura seis meses; e os músicos, além do exame de aptidão, ingressam também no Curso de Formação de Soldado Músico.

Avanços no serviço e estrutura do CBM

O comandante do CBM pontuou vários avanços que o Corpo de Bombeiros conseguiu na gestão de Camilo Capiberibe. O coronel Miranda disse ainda que a vontade política do governador é fundamental, pois possibilita a expansão da instituição a todo o Estado.

“O governador atendeu nossos pedidos e estruturou o CBM com viaturas, novos quartéis nointerior e agora pessoal. Quando os concursados forem efetivados, teremos a maior segunda corporação do Norte do Brasil, atrás somente do Pará”, afirmou o comandante do Corpo de Bombeiros.

O CBM está presente em Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Oiapoque e Santana.

Participaram da solenidade a primeira-dama do Estado, Cláudia Camargo Capiberibe; secretários de Estado; o diretor de Concursos da Fundação Universa, Alessandro Carneiro; imprensa e sociedade civil.

Baixe aqui os editais: 






Elton Tavares/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *