Governo do Amapá e entidades juninas preparam programação para os 12 dias do Arraiá do Povo 2024

O Governo do Amapá está cuidando dos últimos ajustes para a abertura oficial de mais uma edição do Arraiá do Povo, que acontecerá daqui há quatro dias. A novidade este ano, é a Cidade Junina que será construída, pela primeira vez, no Parque de Exposições da Fazendinha. O festejo vai acontecer no período de 21 de junho à 02 de julho, serão 12 dias de festa, com apresentação de 80 grupos folclóricos dos 16 municípios.

O Arraiá é organizado pelas secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Turismo (Setur), pelo Instituto Sócio Cultural Junino Arraiá No Meio do Mundo e pela Federação das Entidades Juninas e Folclóricas do Amapá (Fejufap).

O evento conta com recursos do Tesouro Estadual e emendas parlamentares articuladas pelos senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues. O fomento irá custear toda a estrutura da Cidade Junina, como palcos, tendas, sonorização, iluminação, cachês artísticos e também integra o investimento direto feito nos grupos juninos para a realização das apresentações.

A iniciativa promoverá uma festa tradicional e produtiva para o Estado, reunindo quadrilhas de diversos municípios em um ambiente animado e festivo. A secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli, destaca a importância de manter a tradição junina e o impacto positivo na cultura e economia do estado.

“Serão 12 dias de programação, a Cidade Junina terá parque de diversão, dois palcos para shows musicais e uma arena. Estamos nos mobilizando para entregar à população amapaense e aos quadrilheiros uma belíssima festa, mostrando o brilho, a organização e a beleza das quadrilhas juninas do Amapá”, frisou Clícia Vieira.

Para o presidente do Arraiá do Meio do Mundo, Urielson Duarte, a expectativa é que pelo menos 57 grupos se apresentem durante os dias de Arraiá e deem um show na quadra junina.

“Estaremos responsáveis pelas últimas cinco noites. Cerca de 12 grupos se apresentarão diariamente apresentando grandes espetáculos. O que estamos aguardando é uma linda festa, com muita dança e diversão. Agradecemos ao Governo do Estado e a todos que nos apoiaram e investiram nessa grande celebração”, declarou Duarte.

Contando os dias para o início do Arraiá, a atual Garota Junina, Nanna Brito, integrante da quadrilha Raízes Culturais, comemora o apoio e o incentivo do Governo.

“É uma satisfação gigantesca ter esse incentivo e suporte. Nós somos contadores de histórias por meio da nossa dança e precisamos ter apoio cultural para que possamos exercer o nosso trabalho com toda dignidade”, disse emocionada Nanna.

Texto: Thaysa Ruane
Foto: Arquivo/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *