Governo do Amapá envia militares especialistas para ajudar no resgate e salvamento de vítimas no Rio Grande do Sul

O governador Clécio Luís coordenou o envio de uma equipe de 16 bombeiros militares do Governo do Amapá para atuar na ação humanitária de apoio às famílias afetadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. Os profissionais saíram nesta segunda-feira, 6, do 5º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), em Santana, e embarcaram em uma balsa para atravessar o Rio Amazonas até Belém, de onde seguirão viagem por terra, rumo ao Sul do país.

“Estamos encaminhando nossos melhores Bombeiros Militares, experientes nesse tipo de catástrofe, especializados em busca, salvamento e resgate. São profissionais, homens e mulheres, que atuarão com o único objetivo de salvar vidas”, destacou o governador Clécio Luís.

Os militares que estarão na missão apresentam experiências em outras ações de desastres, como o naufrágio da embarcação Anna Karoline 3, em 2020; deslizamentos de terra em Petrópolis, no Rio de Janeiro, em 2015 e missões internacionais. O grupo possui capacitações em salvamentos diversos em via terrestre, aérea e fluvial.

“Nosso intuito é ajudar e vamos com toda a responsabilidade de atuar em qualquer atividade. Sabemos que eles enfrentarão um serviço muito difícil, mas estão preparados para isso”, enfatizou o comandante geral do CBM, coronel Alexandre Veríssimo.

Além dos bombeiros, o estado também envia material de suporte, como quatro viaturas, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), barracas e mantimentos.

“Iremos para uma atuação complexa, muito difícil em que o cenário é o pior possível. Agora temos certeza que não mediremos esforços para ajudar no que for necessário”, reforçou o comandante da equipe da missão, Major CBM, Clementino Leite.

Texto: Weverton Façanha
Foto: Maksuel Martins/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *