Governo do Amapá fortalece cultura hip-hop com a realização do projeto ‘Evolução das Ruas 2024’

Proporcionar a inclusão social e cultural para jovens e estudantes moradores dos conjuntos habitacionais de Macapá e das comunidades, utilizando a cultura hip-hop como ferramenta dinâmica de transformação e expressão é o objetivo do projeto “Evolução das Ruas 2024”, promovido pelo Governo do Amapá.

A programação, que acontece de 20 a 23 de junho, é coordenada pela Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Serão realizadas oficinas em escolas públicas, batalhas de rap e breaking dance.

As atividades de formação acontecerão nas escolas estaduais Professor Nilton Balieiro Machado, no bairro Marabaixo 2, e Antônio João, no Centro de Macapá. Nos conjuntos habitacionais Macapaba e Açucena e no Trapiche do Santa Inês, ocorrerão as batalhas. O “Evolução de Rua” realizará atividades imersivas nos elementos da cultura hip-hop.

A comunidade poderá participar, de forma intensiva, de atividades como rimas, dança breaking e grafite. A meta da organização é a de ofertar o acesso a atividades culturais gratuitas e de qualidade, contribuindo para a diminuição da exclusão sociocultural e da marginalização da cultura de rua.

O projeto está sendo desenvolvido por meio de fomento com a Associação Laboratório de Danças Urbanas (LAB), entidade voltada à promoção da cultura, arte e dança de rua. Um dos integrantes do Movimento Hip-Hop no Amapá, Alberto Jaime, destaca a união de forças com o Poder Público.

“Essa iniciativa inovadora, vai viabilizar a inclusão social e cultural por meio da arte urbana. Nossa expectativa é que o projeto seja um grande evento de hip-hop, reunindo elementos dessa cultura em um espetáculo inesquecível: batalhas de breaking e de MCs, shows de rap com artistas locais e intervenções de grafite ao vivo, num verdadeiro encontro de talentos e expressões artísticas”, destaca Jaime.

Confira a programação do projeto “Evolução das Ruas 2024”:

Dia 20 de junho (quinta-feira)
Oficinas de Hip-Hop
Local: escolas estaduais Nilton Balieiro e Antônio João
Horário: de 15h às 1h30
Dia 21 de junho (sexta-feira)
Oficinas de rap, DJ, breaking e grafite
Local: habitacionais Macapaba e Açucena
Horário: das 14h às 18h
Dia 22 de junho (sábado)
Batalhas, shows de rap e breaking
Local: Trapiche do Santa Inês
Horário: a partir das 16h
Dia 23 de junho (domingo)
Final das Batalhas, shows de Rap, breaking e encerramento
Local: Trapiche do Santa Inês
Horário: a partir das 16h

Texto: Gabriel Penha
Foto: Gabriel Penha
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *