Governo do Amapá fortalece ensino superior com nomeação e posse de 93 novos servidores da Ueap

Em cerimônia nesta segunda-feira, 11, o Governo do Estado nomeou e empossou 93 novos técnicos administrativos da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), aprovados no primeiro concurso público realizado em 2023, marcando a política de reforço e reestruturação do ensino público. O evento aconteceu na sede dos Magistrados, em Macapá.

Os novos servidores, que na solenidade receberam as boas-vindas do governador Clécio Luís, ocupam cargos de níveis médio e superior nas áreas da saúde, serviço social e administração. Além do campus Macapá, serão destinados 12 profissionais para o campus Território dos Lagos, localizado no município de Amapá.

Com um intervalo de apenas um ano entre o edital e a nomeação, o concurso foi realizado em um tempo recorde. O último certame realizado na instituição, aconteceu há 10 anos. A reitora da Ueap, professora Katia Paulino, destaca o planejamento feito com muito cuidado e atenção, considerando o importante crescimento da universidade nas ações de ensino, pesquisa e extensão.

“Nós fizemos o concurso para ocupar o espaço de uma instituição de excelência, respeitável que inspira credibilidade. Essa é a nossa missão. Os novos servidores têm o potencial de continuar a linha ascendente das nossas atividades, então eles são muito aguardados para integrar a instituição. Eles se dedicaram muito para chegar até este momento, por isso os parabenizo assim como a nossa universidade”, destaca Kátia.

O jovem Pedro Henrique Damaso, de 21 anos, passou em primeiro lugar no cargo de assistente administrativo para nível médio. Para superar a concorrência, ele destaca a disciplina nos estudos e o apoio familiar como elementos principais para a aprovação.

“Foram muitos sacrifícios. Os aprovados que estão aqui hoje, realmente tiveram que abdicar de muitas coisas. Já entramos para reforçar uma entidade eficiente, totalmente comprometida com a melhora. Estamos ansiosos para somar com algo que realmente já está crescendo, evoluindo a cada dia”, conta entusiasmado.

A nova servidora empossada Vitória Caroline Silva, de 34 anos, realizou o certame para técnica administrativa em biblioteconomia. Graduada na área, ela relata que teve muita dificuldade para seguir o que queria. Mas durante as pesquisas, ela encontrou o concurso promovido pela Ueap, em Macapá, e investiu tudo o que tinha para realizar o sonho de ser concursada na área que tem afinidade.

“Passei a minha vida toda, desde quando comecei a trabalhar, aos 18 anos, na área administrativa. Eu encontrei esse concurso e me identifiquei muito por ser uma pessoa muito metódica. Durante o processo, abri mão de ir me divertir, de estar com a família, poder estudar e alcançar o meu objetivo maior, que era passar no concurso público da Ueap”, conta Vitória.

Além de assistente administrativo e biblioteconomista, há profissionais das áreas de medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia, serviço social, ciências sociais, pedagogia, assistente administrativo, motorista, técnico em aquicultura e pesca, técnico em química e técnico em segurança no trabalho.

Agora empossado, todos os novos servidores passarão por capacitação, que visa apresentar o ambiente da Ueap, bem como as atividades e ferramentas administrativas essenciais para o bom desempenho das funções.

Ensino superior fortalecido

Em 2024, o processo seletivo da Ueap contabilizou 7,3 mil inscrições, maior número dos últimos cinco anos. Entre as 18 graduações oferecidas, está o curso de direito, que registrou mais de 3 mil inscritos, superando o curso de Medicina da Universidade Federal do Amapá, como o mais concorrido do estado.

Além do processo seletivo para acadêmicos, a instituição realizou, em janeiro, a primeira etapa do concurso para docentes, o maior já viabilizado pelo Governo do Amapá. São 120 vagas para professores de 16 cursos ofertados na instituição. A chegada dos novos profissionais reforça o crescimento no ensino e extensão, além de suprir uma carência no quadro de professores efetivos.

Texto: Winicius Tavares
Foto: Kleber Wandel/Agencia Grito
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *