Governo do Amapá inicia festividade em louvor a São Tiago com transladação da imagem


A governadora do Amapá em exercício, Dora Nascimento, recebeu nesta sexta-feira, 13, do prefeito de Mazagão, José Carlos Carvalho, as imagens de São Jorge e São Tiago, padroeiro do município. A cerimônia aconteceu no rio Matapi, que divide Macapá de Mazagão. Em seguida, as imagens foram transladadas até o Palácio do Setentrião, onde ocorreram apresentações culturais e religiosas.

As imagens de São Tiago e São Jorge passarão três dias em peregrinação por vários órgãos do Estado. A ação marcou o início da programação da festividade de São Tiago, a maior festa religiosa e cultural do Amapá.


A Festa de São Tiago acontecerá em Mazagão Velho, Distrito de Mazagão, a cerca de 70 quilômetros de Macapá, no período de 16 a 28 de julho. Este ano, o evento completa 235 anos e a expectativa da Associação Cultural da Festa de São Tiago (ACFST) é que 50 mil turistas prestigiem a programação, que contará com rituais católicos, shows, bailes, procissão e o grande teatro ao ar livre onde é encenada a luta entre mouros e cristãos.

“A Festa de SãoTiago é uma das maiores manifestações religiosas e culturais do Amapá, o governador Camilo Capiberibe deu apoio para sua realização com o objetivo de fortalecer a cultura e promover o turismo no município, o que gerará emprego e renda para o povo de Mazagão. Isso mostra o compromisso do governo com as tradições do povo amapaense”, destacou a governadora em exercício.


Apoio

O governador Camilo Capiberibe repassou, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), R$ 457.295,00 para a ACFST, responsável pela realização da festividade. Além de patrocinar a festa, o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap), revitalizou a rodovia AP-010, que liga Mazagão a Mazagão Velho, e reforçou o número de balsas para a travessia do rio Matapi: são quatro, funcionando 24 horas durante o período da festividade.

Por sua vez, a Secretaria de Estado do Turismo (Setur) irá disponibilizar um estande na Vila de Mazagão Velho durante o período da Festa de São Tiago. O local, identificado como Centro de Atendimento ao Turista (CAT), funcionará para prestação de serviços de informações ao visitante a respeito do município, locais para refeições, hospedagens, dentre outros.


“Agradeço ao governador Camilo Capiberibe pelo apoio dado à nossa festa. Que São Tiago proteja essa gestão para que boas ações como essa continuem neste governo”, agradeceu o prefeito de Mazagão.

Histórico da festa

Mazagão Velho, situado a 36 quilômetros da sede do município de Mazagão, foi fundada em 1770 com o objetivo de abrigar 163 famílias portuguesas vindas da costa africana, em decorrência dos conflitos político-religiosos entre portugueses e muçulmanos. Os colonos e seus escravos chegaram ao local em 1771.


Em 1777, em homenagem a São Tiago, os habitantes da cidade começaram a encenar as batalhas que cristãos e muçulmanos travaram no Continente Negro. A festa se baseia em uma lenda, que conta a aparição de São Tiago como um anônimo soldado que lutou heroicamente contra os mouros.

O festejo atrai turistas e movimenta o comércio local. A Festa de São Tiago é a maior manifestação cultural e de fé de Mazagão. Em 2012, a manifestação religiosa completa 235 anos de tradição.


“É com grande honra e satisfação que recebemos as imagens de São Tiago e São Jorge, pois as festividades religiosas e culturais de São Tiago, realizadas no Mazagão desde 1770, têm grande valor histórico para nós. Além disso, a festa promove o aquecimento da economia no município e alavanca o turismo na região, o que melhora a vida dos cidadãos da cidade. Por isso que o governador Camilo Capiberibe apoia e continuará apoiando eventos como este”, ponderou o chefe do Gabinete Civil do Governo, Délcio Magalhães.

Elton Tavares/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *