Governo do Amapá investe R$ 750 mil na Agricultura Familiar do município de Calçoene


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, anunciou nesta quarta-feira, 18, no distrito de Lourenço, em Calçoene, que investirá R$ 750 mil no Programa Territorial da Agricultura Familiar e Floresta (Protaf) do referido município. Ao todo, 150 agricultores, já cadastrados, serão beneficiados na região. O repasse será feito em setembro deste ano.

A ação faz parte do Programa de Obras e Ações para Mudar o Amapá (PROAMAPÁ), que consiste na melhoria de vida da população dos 16 municípios do Estado. Dentre os 150 beneficiados, 50 moram em Calçoene, outros 50 residem no Lourenço e a mesma quantidade no Carnot, localidade que compõe o referido município.

O Protaf

O Protaf foi criado para ampliar o atendimento aos trabalhadores que têm como base a agricultura familiar. O programa também objetiva a redução da prática do desmatamento e queimadas, a diminuição da insegurança alimentar e a geração de renda no meio rural. Outras metas do Protaf são aquisição de insumos e serviços de mecanização agrícola, a serem contratados pela entidade.

“Tenho certeza que essa política trará desenvolvimento para o Carnot, Calçoene e Lourenço. Queremos que a agricultura familiar se desenvolva e dê lucro para o produtor rural do Amapá. O Protaf está oportunizando este avanço no setor produtivo e estamos investindo para a melhoria da nossa produção agrícola”, avaliou o governador.

Mais benefícios para o distrito de Lourenço

Ainda em Lourenço, o governador lembrou que o Departamento Estadual de Trânsito do Amapá (Detran/AP) firmou parceria com o Centro de Formação de Condutores Marco Zero. A parceria possibilitará que os cidadãos de Lourenço façam provas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na própria localidade.

Conforme o diretor da autoescola Marco Zero, Eliseu Andrade, o Detran não prestava serviços no distrito há quatro anos. Ele explicou que a parceria com o órgão, que já abriu os processos para que cerca de 70 pessoas façam a prova teórica para condutores e 30 habitantes prestem exames para a renovação da CNH, sem precisarem se deslocar até Calçoene ou Macapá, mostra o compromisso da gestão de Camilo Capiberibe com o povo da localidade.

“Todos os amapaenses têm direito aos serviços públicos. A aplicação do exame para a obtenção da CNH, por meio do Detran, mostra o nosso respeito para com os cidadãos que residem no distrito de Lourenço”, afirmou o governador.

Ação contínua em prol do povo de Lourenço

Em 2011, o governador Camilo Capiberibe inaugurou o Quartel da Polícia Militar, a Escola Estadual Juvenal Guimarães Teixeira e o Sistema de Abastecimento de Água da Caesa, que já funcionava, mas de forma precária, no distrito do Lourenço.

Elton Tavares/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *