Governo do Amapá mobiliza mais de 250 militares para garantir segurança e bem-estar dos devotos no Círio de Nazaré

Para garantir a tranquilidade e o bem-estar dos devotos na procissão do Círio de Nazaré 2023, o Governo do Amapá disponibiliza mais de 250 agentes da segurança pública para atuar na programação do evento no domingo, 8.

Os profissionais irão trabalhar nos serviços de pronto atendimento médico de primeiros socorros e policiamento preventivo durante todo o percurso da tradicional manifestação religiosa, que ocorre em Macapá.

De acordo com a organização do Governo do Estado, o planejamento inclui profissionais do Corpo de Bombeiros (CBM) e da Polícia Militar (PM). Os agentes terão um papel estratégico antes, durante e depois do evento com o foco em manter a segurança dos promesseiros.

Corpo de Bombeiros

Dentro do planejamento, equipes do CBM estarão com 110 bombeiros e seis viaturas, sendo duas Unidade de Suporte Básico (USB), uma Unidade de Suporte Avançado, uma viatura Auto Bomba Tanque (ABT) de combate à incêndio, uma de Auto Busca e Salvamento (ABS) e uma viatura tipo picape, para dar suporte logístico aos militares.

“O Corpo de Bombeiros estará presente no Círio de Nazaré em Macapá, com mais de 100 militares atuando na prevenção, ambulâncias com médico, enfermeiros e socorristas. Garantir o cuidado da população é a prioridade do Governo do Estado nesse dia de fé”, disse o coronel Alexandre Veríssimo, comandante do Corpo de Bombeiros.

Polícia Militar

Já a PM contará com 146 policiais e sete viaturas que ficarão dispostas em pontos estratégicos no percurso da procissão para realizar policiamento preventivo.

“No domingo, também estará ocorrendo o último dia da Expofeira, em que o Governo do Amapá terá um grande policiamento. Essa atenção também será dada para o Círio de Nazaré”, garantiu o coronel Adilton Corrêa, comandante da Polícia Militar.

O tema da romaria este ano é “Maria, cheia de graça, missionária da vida e da fé” e o lema “Maria, levantou-se e foi apressadamente à região montanhosa, a uma cidade de Judá” (Lc 1,39). A expectativa da Diocese de Macapá, responsável pela programação, é que cerca de 150 mil pessoas participem do Círio de Nazaré 2023.

Texto: Marcelle Corrêa
Foto: Arquivo GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *