Governo do Amapá promove aulões da Central do Enem 2023 para mais de 5 mil alunos da rede pública

O Governo do Amapá promove a 7ª edição dos aulões da Central do Enem a partir desta sexta-feira, 3, no Estádio do Zerão, na Zona Sul de Macapá, com objetivo de auxiliar os alunos de escolas da rede pública estadual na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os portões abrem às 12h.

A expectativa é que mais de 5 mil estudantes do 3º ano do ensino médio dos municípios de Macapá, Santana e Mazagão participem dos aulões. Ao todo, 20 professores da rede estadual irão resolver e comentar questões junto com os jovens, com sugestões para que eles estejam tranquilos durante a prova. Também haverá a Feira das Profissões, para auxiliar os alunos na escolha da futura carreira.

O primeiro aulão, no dia 3 de novembro, terá como foco as áreas de linguagens, ciências humanas e redação, de acordo com o cronograma do exame. Já no dia 10 de novembro, o aulão será voltado às áreas de matemática e ciências da natureza. Para participar, o aluno deve se inscrever na direção da escola e ir uniformizado nos dias do evento.

Em 2023, o Enem acontece de forma simultânea em todo o país nos dias 5 e 12 de novembro. No Amapá, são 28.815 mil pessoas inscritas para participar do exame, que se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Mais alcance

Em 2023, o tema do projeto é ‘Aulão da Central do Enem 2023: preparando para o Enem pelos quatro cantos do Amapá’. Além de alcançar alunos da região metropolitana, a ação vai destinar cadernos com questões para que as escolas estaduais dos outros 13 municípios possam intensificar a preparação de seus alunos para o exame.

Feira das Profissões

A Central do Enem também conta com a Feira de Profissões, em que instituições de nível superior apresentam os cursos disponíveis e seus programas de bolsas. É uma forma de aproximar os jovens das profissões que eles podem exercer no futuro.

Nesta edição, participam do evento a Universidade do Estado do Amapá (Uepa), a Universidade da Amazônia (Unama), a Faculdade Madre Tereza, Faculdade Estácio, Anhanguera, Faculdade Brasil Norte (Fabran), Faculdade Meta, Universidade do Norte do Paraná (Unopar) e Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). A atividade será em parceria com a Secretaria Estadual de Desporto e Lazer (Sedel).

Central do Enem

O projeto existe desde 2016 para auxiliar na preparação dos alunos. Em 2023, são 17 escolas polo envolvidas no projeto, sendo 15 de Macapá e duas de Santana.

Texto: Bárbara Ribeiro
Fotos: Vandy Ribeiro/Seed
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *