Governo do Amapá promove curso de fotografia para o mercado audiovisual através do projeto ‘Cidadão Digital’

Prodap

Para ampliar a qualificação e as oportunidades de trabalho e renda para a população, o Governo do Estado, lança edital com 10 vagas gratuitas para o Curso de Fotografia Básica, com objetivo de capacitar os participantes para iniciar na carreira de fotografo profissional. As inscrições podem ser feitas pela internet até a próxima quarta-feira, 25.

CONFIRA O EDITAL AQUI

A iniciativa faz parte do projeto ‘Cidadão Digital’, coordenado pelo Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), que tem como objetivo ampliar os conhecimentos tecnológicos da população amapaense por meio de cursos gratuitos na área do audiovisual.

Para participar do processo seletivo, é necessário ter a idade mínima de 16 anos e possuir conhecimento básico em informática. A capacitação também reserva 5% das vagas para pessoas com deficiências.

A seleção vai ocorrer em duas formas. A primeira será de caráter classificatório por meio da análise das informações contidas no ato da inscrição. A segunda será de caráter eliminatório atendendo à comprovação das informações, de acordo com a pontuação nos níveis de conhecimento, conforme edital.

O instrutor do projeto Cidadão Digital do Prodap, Pedro Moutinho explica que a proposta é levar capacitação por meio de ações itinerantes para todo o estado.

“Já realizamos ações em Santana, Mazagão, Porto Grande, Serra do Navio, e mais recentemente, fizemos o Cidadão Digital Mais 60, onde levamos inclusão digital para cidadãos amapaenses na faixa etária mais jovem e cidadania e oportunidades para as pessoas com mais idade”, falou Moutinho.

O início do curso está previsto para o dia 6 de novembro, no turno da tarde. As aulas serão presenciais e vão apresentar conceitos técnicos e estéticos da fotografia.

Módulos

O que é Fotografia
Tipos de Câmera
Distância Focal
Tripé da Exposição
Composição
Técnicas Criativas
Revelação Digital

A carga horária total será de 20 horas. Para receber o certificado, o aluno deverá cumprir o mínimo de 75% de frequência e entregar o projeto fotográfico desenvolvido durante o curso.

Após feita todas as análises, o resultado final será publicado no dia 30 de outubro no site www.processoseletivo.ap.gov.br.

Cidadão Digital

O projeto existe há 9 anos e já formou mais de 800 pessoas na área audiovisual. O programa acontece todo ano, com a oferta de pelo menos quatro cursos. Em 2023, o projeto retorna com as aulas presenciais que foram paralisadas devido à pandemia.

Em 2022, o Cidadão Digital foi reconhecido nacionalmente como a melhor solução de governo digital inclusivo pela Associação Brasileira de Empresas de Processamento de Dados.

Texto: Cristiane Nascimento
Foto: Prodap/Divulgação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *