Governo do Estado abre inscrições para artesãos amapaenses participarem de feiras nacionais em 2024

O Governo do Estado abre nesta segunda-feira, 3, as inscrições para artesãos amapaenses interessados em participar de duas feiras nacionais consideradas as maiores do setor no Brasil. A 24ª Feira Nacional de Negócio do Artesanato (Fenearte 2024), que será realizada entre os dias 3 e 14 de julho, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e o 18º Salão do Artesanato de São Paulo – “Raízes Brasileiras”, que ocorrerá no período de 28 de agosto a 1 de setembro.

CONFIRA O EDITAL

Estão sendo destinadas 16 vagas para os profissionais do Amapá, sendo oito para cada programação. Os eventos, que vão reunir artistas de todo o mundo, são uma oportunidade de negócio que fomenta e potencializa a compra e venda de peças em argila, madeira, sementes, fio e fibra, escama, fio e tecido, produzidas pelos artesãos.

Os pré-requisitos e os formulários de inscrição estão disponíveis no edital. Para os interessados em participar da Fenearte, as inscrições ocorrem até quarta-feira, 5, e para o 18º Salão do Artesanato de São Paulo – Raízes Brasileiras, o candidato pode se inscrever até sexta-feira, 7.

Conforme o edital, caso não haja preenchimento de uma das tipologias, o Estado convidará um artesão para ocupar a vaga e representar a respectiva técnica no evento.

“As feiras abrem portas para os artesãos amapaenses apresentarem seus trabalhos nas vitrines internacionais. E, sobretudo, colocam o Amapá no circuito mundial com o fechamento de bons negócios”, enfatiza o secretário de Estado do Trabalho e Empreendedorismo, Ezequias Costa.

Presencial ou on-line

O interessado pode se inscrever presencialmente, de segunda a sábado, das 9h às 17h, na Sala de Consignação da Casa do Artesão, no Centro de Macapá. Outra opção é se inscrever on-line.

Nesse caso, o artesão interessado deve encaminhar a ficha de inscrição e os documentos exigidos no edital para o endereço [email protected], das 0h de segunda-feira, 3, até às 23h59 do dia 6 de junho, para a Fenearte e para o 18º Salão, até o dia 7 de junho.

Das 16 vagas disponíveis para o Amapá, foram destinadas oito para cada feira, sendo duas vagas para profissionais que trabalham com peças em argila; três para quem trabalha com madeira; duas para quem produz objetos com sementes, fio e fibra e escama e uma vaga para quem confecciona material em fio e tecido/técnica de reutilização.

Conforme prevê o edital, os artesãos selecionados deverão arcar com as despesas de passagens, translado, alimentação e embalagens para o armazenamento e venda das peças que estarão em exposição. A Secretaria de Estado de Trabalho e Empreendedorismo (Sete) ficará responsável pelo transporte das peças de Macapá até o local das feiras e o retorno das peças não comercializadas, além da confecção de camisas para o uso dos artesãos selecionados.

24ª Edição da Fenearte

A Fenearte é considerada uma das maiores feiras da América Latina, a edição 2024, ocorre de 3 a 14 de julho na capital pernambucana, Olinda. O evento internacional vai reunir cerca de 50 países e contará com a participação de mais de cinco mil artesãos. Este ano, o tema “Sons do Criar – Artesanato que Toca a Gente”, faz referência à capacidade dos artesãos de emocionar as pessoas.

Os trabalhadores inscritos devem ficar atentos às datas constantes no edital, a lista provisória com o nome dos selecionados por ordem de classificação será divulgada dia 6 de junho, a entrada de recursos acontecerá no período de 7 e 8 de junho e o resultado definitivo está previsto para 11 de junho.

18º Salão de Artesanato de São Paulo – Raízes Brasileiras

A Feira promove a interação cultural, gera renda, movimenta a economia e promove o trabalho dos artesãos brasileiros. Além disso, a exposição revela várias formas de arte, design, fortalecimento de identidades culturais, inclusão social e biodiversidade.

Pelo edital, a lista provisória dos selecionados será divulgada no dia 11 de junho, o prazo para encaminhamento de recursos ocorre nos dias 12 e 13 de junho, já a relação definitiva será publicada no dia 16 de junho. O evento será realizado no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, capital paulista.

Dos requisitos para participar

O interessado só pode se inscrever em uma das feiras. O artesão individual deve residir no Amapá, ser cadastrado no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e ter a Carteira Nacional de Artesão dentro do prazo de validade no momento da inscrição.

Os selecionados devem possuir máquina de cartão ou PIX e nota fiscal. Uma Comissão Especial de Seleção (CES), nomeada por meio da portaria da Sete, será responsável pela análise, avaliação da documentação e fotos dos produtos dos artesãos participantes do Edital de Chamamento Público.

O estande do Amapá na Fenearte e no 18º Salão 2024 foi garantido pelo Programa de Artesanato Brasileiro (PAB), vinculado à Subsecretaria de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato da Secretaria de Desenvolvimento da Indústria, Comércio, Serviços e Inovação, do Ministério da Economia.

Texto: Alexandra Flexa
Foto: Arquivo/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *