Governo do Estado do Amapá lança obras de acesso à ponte binacional em Oiapoque


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, lançou nesta sexta-feira, 10, no município de Oiapoque, as obras de acesso à ponte binacional do rio Oiapoque. A plataforma ligará o Amapá à Guiana Francesa, que faz fronteira com a cidade amapaense.

O total do investimento na obra é de R$ 7.800.000,00, recurso proveniente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), órgão vinculado ao Ministério dos Transportes (MT), que serão executados pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrap). A conclusão da interligação será no final de outubro de 2012.

O secretário de Estado dos Transportes, Sérgio La-Rocque, afirmou que a obra será executada diretamente pela Setrap. A extensão da obra de acesso é de 1.380 metros (1,38 km). Os serviços executados no local serão de terraplenagem, drenagem e pavimentação asfáltica. A ação gerará 80 empregos diretos e 250 indiretos, em Oiapoque.

“Essa obra mostra a confiança do governo federal no Governo do Amapá, o que não acontecia antes, por conta do descompromisso e incompetência na gestão passada. A presidente Dilma Rousseff acreditou no governador Camilo Capiberibe, repassou o recurso e nós iremos executar os serviços, que serão concluídos até o final de outubro deste ano”, afirmou Sérgio La-Rocque.

O governador ressaltou que a obra marca o resgate da credibilidade do Amapá junto ao governo federal, especialmente ao Dnit, que, no passado, retirou a obra da BR-156 das mãos do governo estadual depois de denúncias de corrupção e morosidade no andamento do serviço. Na gestão de Camilo Capiberibe, os serviços na estrada que corta o Estado foram retomados e estão avançando a passos largos.

“A ponte binacional é muito importante para o desenvolvimento de Oiapoque e do nosso Estado. Em um ano e sete meses, recuperamos a credibilidade do Amapá com o governo federal. Isso é gestão responsável. Com a conclusão da obra, ligaremos o Brasil à União Europeia e mostraremos que o povo amapaense tem capacidade para ajudar nosso país a crescer”, ponderou o governador.

Novo corredor de negócios

O presidente da Federação do Comércio do Estado (Fercomércio/AP), Ladislao Monte, destacou que a ponte binacional será um novo corredor do comércio. O titular da Fecomércio elogiou o governador Camilo Capiberibe pela articulação junto ao governo federal, o que, segundo ele, abrirá uma série de possibilidades de negócios entre o Amapá e a Guiana.

Opinião da prefeita francesa

A prefeita de Saint George, Fabienne Mathurin, pontuou que o governador Camilo Capiberibe conseguiu resolver os entraves do Amapá, o que fez com que o governo do Estado deixasse de ser tratado como incapaz. Ela comemorou o lançamento das obras. “Hoje, realizamos um sonho. Antes, estávamos de costas, agora nossos países dão as mãos. Parabenizo o governador Camilo Capiberibe pela competência”, comemorou Fabienne Mathurin

Banda Larga

Ainda em Oiapoque, o governador constatou o avanço das obras da banda larga, que trará internet de qualidade da Guiana Francesa para o Amapá, fruto do convênio com a empresa de telefonia OI. Os serviços para a implantação da banda larga no Amapá geram novos empregos: são 200 trabalhadores na execução e 100 na parte de logística.

De acordo com o diretor-presidente do Centro de Gestão da Tecnologia da Informação (Prodap), José Alípio Junior, órgão governamental responsável pela ação, as obras estão sendo executadas do lado francês pela empresa Guyacom. O titular do Prodap confirmou que já são 25 km de cabeamento ótico concluído.

“O cabo de fibra ótica sai da ponte binacional e segue pelas ruas de Oiapoque até às margens da BR-156. A instalação do cabeamento avança, fruto do apoio do governador Camilo Capiberibe”, avaliou Alípio Junior.

O governador salientou que o avanço dos serviços é fruto do empenho e responsabilidade de sua gestão. Camilo Capiberibe disse ainda que, com o cabeamento que vem da Guiana, se houver algum problema de internet em São Paulo ou em outro grande provedor do Brasil, será o Amapá que exportará conexão de qualidade para o resto do país.

“A banda larga vai garantir a conexão segura e ilimitada para a população do Amapá. Estou feliz em constatar que as obras do cabeamento de fibra ótica estão avançando. Após sua conclusão, o problema de conexão de internet de qualidade será resolvido definitivamente, o que trará desenvolvimento para o Estado”, afirmou Camilo Capiberibe.

Também prestigiaram a solenidade o senador João Alberto Capiberibe, os deputados federais Janete Capiberibe, Fátima Pelaes e Luiz Carlos, além de deputados estaduais, secretários de Estado, empresários, imprensa e sociedade civil.

Elton Tavares/Secom
  • Bom dia, Elton! Em primeiro lugar, parabéns pelo blog.
    Li aqui noticias que nos dão esperanças e confiança para acreditar num Amapa melhor. O Gov. Camilo estah no caminho para tirar o Amapa do buraco e da lama. Digo isso ao pé da letra pq sou utilizadora das estradas amapaenses. No momento, estou em viagem pela Polonia e vivenciando a força de um povo que passou por séc de ocupação, ultimamente da Russia Socialista. As estradas aqui, como em toda a Europa, estão em constante ampliação e renovação. Ha anos se diz que não devemos comparar o Brasil com a Europa, mas eu comparo! Porque? Por que acho que tem gente que usa isso para justificar a corrupção. E são anos que escuto duas coisas que não saem do blablabla: não se compara com a Europa e/ou o jovem é o futuro do Brasil. O jovem é o presente, Elton! E aqui temos alguns exemplos que vc tb conhece.Desculpe esse “falatorio” todo, rsrs.Convido-o a visitar meu blog e ver algumas fotos. um abç

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *