Governo do Estado lança obra de urbanização do complexo da orla do Aturiá, em Macapá

O governador do Amapá, Clécio Luís, lançou nesta quinta-feira, 15, a obra de urbanização do complexo da orla do Aturiá, em Macapá. O projeto conta com estruturas para espaços turísticos de convívio, lazer e contemplação do Rio Amazonas. Os recursos para construção estão orçados em R$ 29 milhões, destinados através de emendas do senador Davi Alcolumbre, que também acompanhou o início dos trabalhos.

“Os investimentos para esta obra são através da Caixa Econômica Federal, viabilizados pelo senador Davi. O projeto já está aprovado e para iniciar os trabalhos básicos de drenagem, destinamos recursos do próprio tesouro estadual e no verão vamos começar os serviços de urbanismo e paisagismo”, informou o governador.

O projeto da orla, feito pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), que também coordena os trabalhos, integram um pacote de 140 obras, lançados no dia 2 de fevereiro, que vão transformar Macapá e impulsionar o desenvolvimento do estado.

“Esta obra vai garantir uma infraestrutura turística e será um cartão postal de Macapá. O trabalho aqui é fruto de dedicação do Governo do Estado e do nosso mandato, que sempre buscar o melhor para o povo do Amapá, com obras estruturante e com viabilidade econômica”, destacou o senador.

Inicialmente os serviços em execução são de drenagem, aterro, compactação do solo e limpeza da área. Os trabalhos ocorrerem desde o Araxá até avenida Equatorial no Aturiá, com cerca de 1 quilômetro de extensão.

No local onde será feita a urbanização já existe um muro de arrimo o que possibilita agora a realização dos demais serviços no período de doze meses.

“Vamos implantar aqui uma grande estrutura com pavimentação, áreas de esporte, convivência, contemplação, playground para crianças e será uma obra de integração com a comunidade. Certamente este espaço será um dos mais bonitos de Macapá”, disse o secretário da Seinf, David Covre.

O início das obras na orla do Aturiá e Araxá, foram também acompanhadas por moradores da área e das proximidades que estiveram no local.

“A gente tá muito feliz, por quer é uma obra que vai gerar benefício especial para toda a comunidade do Araxá, e para todo o Amapá. Ela vai desafogar o trânsito também na rua Setentrional, interligando ao Marco Zero pela orla. Agradecemos o governador por iniciar esses trabalhos”, relatou Marinaldo Rabelo.

Um sentimento compartilhado que trás esperanças de dias bem melhores. “É uma felicidade para a população inteira que vai ganhar muito com essa obra. Estou feliz, todo mundo precisa ter uma vida digna e agora vai tirar também a gente da lama. Será muito melhor para nós moradores”, celebrou Sueli Pinheiro.

Conjunto Habitacional Vila das Oliveiras

O governador Clécio Luís e senador Davi Alcolumbre, também estiveram em inspeção as obras do Conjunto Habitacional Vila das Oliveiras, no bairro das Pedrinhas, Zona Sul de Macapá. O local receberá 512 famílias, em sua grande maioria moradores que tiveram suas casas afetadas pelo avanço do Rio Amazonas, na orla dos bairros Araxá e Aturiá.

Texto: Weverton Façanha
Fotos: Neto Lacerda/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *