Governo do Estado leva conhecimento sobre astronomia para instituições de ensino no Amapá

Com o tema “Embarque nessa Viagem”, conhecimentos de astronomia estão sendo levados a instituições de ensino por meio do “Planetário Itinerante”, organizado pelo Governo do Amapá. As sessões iniciaram em 12 de abril e fazem parte de uma estratégia para popularizar o conhecimento científico entre estudantes da rede municipal e estadual de Santana.

O projeto pretende alcançar até 18 escolas e já atendeu mais de 3,7 mil alunos. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Tecnologia (Setec), também busca eliminar barreiras geográficas e financeiras, garantindo que todos os estudantes da rede pública tenham a oportunidades únicas e enriquecedoras.

O ‘Planetário Itinerante’ é um espaço imersivo multidisciplinar, que permite projeções digitais em uma cúpula hemisférica, com capacidade para acomodar até 30 pessoas. Nesse ambiente, são apresentados filmes e projeções do céu, proporcionando uma aventura fascinante pelo espaço.

“O Governo do Amapá tem buscado alternativas tecnológicas e inovadoras para auxiliar no processo educacional. O planetário demonstra sua eficiência e impacto positivo na educação, pois oferece uma opção de lazer científico que encanta e impacta profundamente nossos alunos da rede pública “, afirma Edivan Barros, secretário de Estado da Ciência e Tecnologia.

A itinerância exclusiva em Santana continuará até o dia 24 de maio, e em seguida, outros municípios também serão contemplados com a visita do planetário.

Ciência e educação

A estrutura foi adquirida por meio de emenda parlamentar de R$ 1 milhão, articulada pelo ex-deputado federal Luiz Carlos. Com o recurso, a Setec já comprou dois planetários móveis, em um investimento de R$ 392 mil. Com o restante do valor, a secretaria estuda adquirir um equipamento fixo, que poderá ser instalado em Macapá.

Texto: Cristiane Nascimento
Foto: Kelison Neves/Secom
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *