Governo do Estado organiza Semana da Água no Amapá


O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, reuniu-se nesta segunda-feira, 5, no Palácio do Setentrião, com vários gestores de órgãos estaduais. No encontro, foram debatidas as participações de cada instituição governamental na Semana Internacional da Água, que será realizada no Estado no período de 22 a 24 de março deste ano.

O objetivo do evento é sensibilizar a população sobre o uso responsável da gestão do produto, criar uma reflexão, análise e elaboração de medidas para os cuidados necessários com o recurso natural.

De acordo com o secretário de Estado do Meio Ambiente, Grayton Toledo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 22 de março como o Dia Internacional da Água em 1993. Ele explicou que a Semana da Água terá a participação de várias instituições do Estado por conta da importância do tema.

O titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente destacou que o evento contará com ciclo de palestras, informações educacionais, debates, orientações, trocas de experiências e conhecimentos relativos ao bom uso do produto.


Participaram da reunião os gestores do Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado Amapá (Imap), Maurício Souza, Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Augusto Oliveira, Laboratório Central do Amapá (Lacen/AP), Fernando Medeiros e representantes do Batalhão Ambiental.

Também estiveram presentes os gestores das Secretarias de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec), Antônio Cláudio Carvalho, da Saúde (Sesa), Lineu Facundes, Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Eloiana Cambraia, do Turismo (Setur), Helena Colares, técnicos da Educação (Seed) e a reitora da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), Lúcia Borges.

De acordo com o diretor-presidente da Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Ruy Smith, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) será parceira do governo na realização do evento.

“Faremos uma série de agendas para discutir a gestão da nossa água como elemento de captação de riquezas, os problemas de saúde causados pelo uso indevido da população, as carências e soluções para produção e distribuição do produto para pequenas comunidades e, principalmente, a proteção dos mananciais de água do Amapá”, elucidou Ruy Smith.

Segundo a responsável técnica do Programa de Qualidade da Água Funasa, Raphaela Teixeira, durante a Semana da Água serão apresentados métodos de tratamento de água para comunidades com até 300 moradores. “Durante a Semana da Água, apresentaremos um método alternativo para tratamento de água de pequenas comunidades. Este sistema foi desenvolvido por uma equipe da Funasa do Pará e obteve sucesso nas comunidades ribeirinhas daquele Estado”, destacou Raphaela Teixeira.


O governador determinou que a Caesa coordenará a organização do evento. Camilo Capiberibe disse ainda que a Semana da Água mostra o compromisso de sua gestão com a preservação dos recursos hídricos do Amapá.

“Vamos trabalhar de forma integrada, cada órgão dentro da sua área de atuação. A Caesa coordenará os órgãos governamentais e dialogará com a Funasa para a realização da Semana da Água. Queremos que a sociedade faça essa reflexão sobre este tema, pois é fundamental que a população se conscientize sobre o uso responsável da água”, pontuou o governador.

Ao final do encontro, ficou agendada uma reunião para esta terça-feira, 6, no auditório da Sema, com todos os órgãos envolvidos para definir o plano de ação e alinhar as ações de cada instituição na Semana da Água.

Elton Tavares
Assessor de comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *