GOVERNO ENTREGA EMBARCAÇÃO A AGRICULTORES

Barco Comandante Vítor – Foto: Márcia do Carmo.
O chefe de Gabinete Civil do Governo do Amapá, Kelson Vaz, representando o governador Camilo Capiberibe, entregou, nesta terça-feira, 29, a comunidade de Jerusalém do Pau Mulato, localizada no município de Itaubal do Piririm, o barco “Comandante Vítor”. A embarcação será fundamental para o escoamento da produção de cerca de 300 agricultores, de várias localidades do interior do Estado.

Segundo Kelson Vaz, a iniciativa, que faz parte da política de fortalecimento do setor primário do governo estadual, surgiu de um convênio entre a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR) e Associação dos Produtores Rurais do Amapá (APRAP).

“Entrego hoje este barco em nome do governador Camilo Capiberibe aos agricultores de Jerusalém do Pau Mulato. Esta embarcação está a serviço dos cidadãos desta e de outras localidades. Eu nasci na Foz do Macoacoarí e conheço a dificuldade do produtor interiorano”, enfatizou o chefe de Gabinete do governo do estadual.

“Outros investimentos como este serão feitos, tanto no transporte, quanto crédito, fomento e comunicação, para dar melhores condições ao homem do campo. Pois o desenvolvimento do setor primário do Amapá é uma meta do governador. Queremos que os ribeirinhos se organizem, pois atenderemos ao interesse coletivo“, afirmou Kelson Vaz.
Kelson Vaz, durante pronunciamento no evento – Foto: Márcia do Carmo.

Participaram também do evento os secretários de Estado do Desenvolvimento Rural, José Roberto, do Meio Ambiente, Paulo Figueira, o diretor presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Max Ataliba, o técnico do Instituto de Meio Ambiente e Ordenamento Territorial (Imap), Pedro Paulo, vereadores de Itaubal, agricultores e ribeirinhos de diversas localidades próximas a Jerusalém do Pau Mulato.

De acordo com o titular da SDR, José Roberto, a embarcação é alugada, no valor mensal de R$ 5.000. O secretário disse ainda que o governo estadual investirá, anualmente, R$ 130 mil para o escoamento da produção agrícola do produtor que vive no interior do Amapá.

“Essa é uma ação fundamental para o desenvolvimento do setor primário do Amapá. Essa política é prioritária para o governador Camilo Capiberibe, pois ele sempre diz que devemos dar mais atenção aos nossos ribeirinhos”, disse José Roberto.

As comunidades que serão atendidas pela embarcação são: Jupati, Itaubal do Piririm, Puraqué, Uruá, Bom Sucesso, Garapé Cobra, Cacau, Capim, Igarapé Novo, Ipichuna Grande, Foz do Macoacoarí, São Tomé do Macacoarí e Largo do Ajuruxí.

O agricultor Joziel dos Santos Lobato afirmou que a embarcação, que tem capacidade para transportar 20 pessoas, era um sonho dos produtores da localidade.

Para o vereador de Itaubal do Piririm, Donio Macêdo (PC do B), essa iniciativa é fundamental para alavancar a produção e melhorar a qualidade de vida do agricultor ribeirinho. Segundo ele, a ação também ajudará na regionalização da merenda escolar, já que os produtores terão estrutura para vender a safra. O parlamentar também agradeceu ao Governo pela ação.

“Isso é um incentivo para que as associações de produtores se organizem. É o setor primário trabalhando junto, falando a mesma língua e desenvolvendo a agricultura do Amapá”, disse o vereador.

“Agradecemos ao governador Camilo Capiberibe, que em três meses de governo, já está trabalhando pelo homem do campo. Pois passamos oito anos sem o mínimo de respeito pelas nossas comunidades”, afirmou Donio Macêdo.
 

Secretário da SDR, Zé Roberto, durante seu discurso – Foto: Márcia do Carmo.

Compromisso

O titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Paulo Figueira se comprometeu a instituir uma biblioteca ambiental na Escola Agrícola da localidade Jerusalém do Pau Mulato e ceder uma lancha “voadeira” para os cidadãos da comunidade.

Outra boa notícia para os interioranos da localidade foi dada pelo secretário José Roberto. Segundo ele, a exemplo da embarcação Comandante Vítor, um caminhão será disponibilizado para os produtores agrícolas da região.

“Hoje temos a responsabilidade de dar resultado para o setor produtivo do Amapá, de maneira planejada. Essa é uma determinação do governador Camilo Capiberibe”, finalizou o titular da SDR.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação
Compartilhe isso!

Deixe um comentário

Commentários
  1. Skull Kenoby

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*