Governo inaugura laboratório de informática na Fundação da Criança e do Adolescente

O governador do Amapá, Camilo Capiberibe, inaugurou nesta segunda-feira, 13, na Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria), o laboratório de informática do Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Masculina (Cesein) do órgão. Durante a solenidade, foi ministrada a aula inaugural do curso de Operador de Computadores do projeto “Adolescente de Braços Dados com a Cidadania Social”. O objetivo é qualificar profissionalmente jovens e adolescentes que cumprem medidas socioeducativas na Fcria.

De acordo com a diretora da Fcria, Dinete Regina Pantoja, a implantação do laboratório e a execução dos cursos profissionalizantes são fruto da parceria com a Petrobras, que investiu R$ 550 mil, com contrapartida do governo estadual. Ao todo, 100 jovens serão beneficiados com a capacitação.

Dinete Pantoja explicou que o curso será dividido em quatro turmas, nos turnos da manhã e tarde, com carga horária de 160 horas/aula, aplicado juntamente com o Instituto Educacional Profissional Iberê e Applicare Eventos. Os participantes receberão um curso completo aprendendo desde a introdução à informática, Windows 7, Word 2007, Excel 2007, Powerpoint e Internet.

“Com o novo laboratório, atenderemos jovens de todas as unidades da Fcria. Quando saírem do Cesein, esses adolescentes terão mais chance no mercado de trabalho, já que hoje vivemos no mundo globalizado e a informática é fundamental em qualquer profissão. Agradeço o apoio do governador Camilo Capiberibe nas ações da Fundação, o que facilita a reeducação e orientação dos nossos internos”, salientou a diretora.

O governador enfatizou que a qualificação garante a cidadania dos jovens internos da Fcria. Camilo Capiberibe também destacou que o programa fortalece a ressoacialização dos adolescentes e quem ganha com isso é a sociedade amapaense.

“O programa resgata esses jovens que, por alguma razão, cometeram atos que entraram em conflito com a nossa legislação. Temos a importante tarefa, juntamente com as famílias dos internos, de garantir que, no futuro, esses cidadãos possam ter oportunidade de viver em nossa comunidade. O benefício para cada um deles é enorme, mas para a população é maior ainda, pois quando voltarem ao convívio social reabilitados, garantiremos paz e tranquilidade para o nosso povo”, avaliou o governador.

“Acredito que todos têm direito a uma nova oportunidade e é nosso papel como governo garantir que essa chance seja oferecida a esses jovens. Tenho certeza de que o laboratório de informática e a qualificação oferecida aqui, em conjunto com a Petrobras, serão fundamentais para essa importante política social”, finalizou o governador.

Elton Tavares/Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *